Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Agricultura familiar é possível!

Vilma Martins de Oliveira, agricultora do grupo Mulheres do GAU
Vilma Martins de Oliveira, agricultora do grupo Mulheres do GAU

No imaginário de quem vive nas médias e grandes cidades brasileiras, a produção de alimentos é uma coisas que parece acontecer em lugares muito distantes. Essa ideia é descontruída quando se investigam as iniciativas de pequenos grupos de produtores que trabalham diariamente a terra nos entornos ou mesmo dentro dos centros urbanos.

São propriedades manejadas por familiares ou coletivos organizados que se dedicam à agricultura. Para dar visibilidade a estas iniciativas, o Sesc São Paulo produziu uma série de três minidocumentários protagonizados por personagens que contam suas histórias, falando sobre o cotidiano do trabalho e a relação essencial entre a agricultura e a alimentação saudável. Os vídeos trazem relatos feitos por gente que, com muita paixão, optou pela produção de alimentos orgânicos e agroecológicos, resistindo às dificuldades enfrentadas e à dominação monocultura.

 

A Cooperacra – Cooperativa da Agricultura Familiar e Agroecológica é composta por produtores de Americana, Nova Odessa, Limeira, Santa Bárbara D’Oeste e Piracicaba, no interior de São Paulo - foi criada no final da década de 1980 com o objetivo de fixar o homem no campo, resgatando a dignidade do produtor rural.

 

As Mulheres do GAU (Grupo de Agricultura Urbana) são mulheres imigrantes nordestinas que trabalham como agricultoras no Viveiro Escola União de Vila Nova, onde desenvolvem a manutenção do local baseadas em conceitos de permacultura através de plantio, cultivo, colheita e manejo agroflorestal. 

 

Criada em 2011, a Cooparapas - Cooperapas Agricultura Orgânica Parelheiros - tem atuado como multiplicadora da prática agroecológica na região do extremo sul, aproximando novos agricultores. 

--

Os minidocumentários foram produzidos originalmente para a programação do projeto Experimenta! - Comida, Saúde e Cultura, no Sesc Ipiranga.