Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Programação integrada à exposição rememora personalidade provocadora de Abujamra

Espetáculo
Espetáculo "Abujamra Presente - Um tributo exorbitante ao provocador" | Créditos: Cláudia Ribeiro

Entre os meses de janeiro e março, o Sesc Ipiranga recebe uma série de atividades integradas à exposição “Rigor e Caos – Antônio Abujamra”. Passeando por linguagens como dança, teatro e literatura, a programação rememora a personalidade contraditória e provocadora do artista. Falecido em 2015, Antônio Abujamra, o “Abu”, como era chamado pelos amigos, foi um ator e diretor de cinema, teatro e televisão. Ganhou popularidade com seu programa “Provocações”, na TV Cultura, e seu papel como o bruxo Ravengar, na novela da TV Globo “Que Rei Sou Eu?”.


Para iniciar o ciclo de atividades, no dia 12/1, o jornalista Leonardo Sakamoto e a ativista Monique Evelle se encontram em “Encontro Provocadores”, uma sequência de bate-papos com personalidades que assumiram, com seu trabalho e vida, o papel de provocadores contemporâneos. Os convidados propõem discussões entre si e para o público, dialogando acerca de temáticas atuais.


Foto: Divulgação

Para a criançada, entre os dias 17 e 19/1, o grupo “Vivendo Com a Nossa Arte”realiza a oficina “Boneco Ravengar”.  A atividade oferece noções de confecção de bonecos de pano inspirados na personagem interpretado por Abujamra.


Foto: Paula Batistela

Entre os dias 18 e 27/01, a Unidade recebe o espetáculo “Abujamra Presente - Um tributo exorbitante ao provocador”, com a companhia teatral “Os Fodidos Privilegiados”, fundada em 1991 por Antonio Abujamra, que conduziu diversas peças ao lado de João Fonseca. A montagem traz um pot-pourri com cenas dirigidas pelo artista, durante o período de 10 anos.  Clássicos como “Hamlet”, “O Auto da Compadecida” e “A Serpente”, serão encenados por mais de 13 atores da companhia.


Encerrando o mês de janeiro, nos dias 29 e 30/1, Mariana Muniz encena o espetáculo “Fados e Outros Afins”, que faz uma imersão em suas origens de brasileira e nordestina, numa dramaturgia concebida a partir de seu corpo como uma viagem poética de Lisboa a Recife. A direção é assinada por Mariana Muniz.


Foto: Claudio Gimenez

 

Sobre a exposição
Entre 28/11 e 17/03, o Sesc Ipiranga recebe a exposição Rigor e Caos - Antônio Abujamra, que percorre a trajetória profissional do diretor, ator e apresentador de televisão Antônio Abujamra. A exposição traz extenso material audiovisual, com cerca de 220 fotos, vídeos e projeções dispostas em cinco salas, nas quais o espectador pode imergir na obra do premiado artista paulista.

>> Acesse a programação completa aqui.