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10 motivos para tornar sua vida mais ativa no Sesc Verão

Quais são os motivos que te fazem querer praticar uma atividade física ou esportiva? Saúde? Estética? Competitividade? Talvez você esteja esquecendo uma coisa que pode ser a melhor surpresa quando começamos a praticar uma atividade física ou esportiva: as relações sociais. Não somente fazer novas amizades, mas também encontrar na iniciativa de um grupo grandes transformações seja com a apropriação dos espaços públicos, o fortalecimento de uma causa e até o despertar de novos olhares para o poder de uma rotina mais ativa. 

Para você viver experiências como estas, de 5 de janeiro a 5 de março, as unidades do Sesc São Paulo oferecem cerca de 1.800 atividades gratuitas em todas as unidades com a programação do Sesc Verão 2019.

Ainda não se convenceu? Confira os motivos para tornar seu verão mais ativo!

 1. PRATICAR

A vida é como andar de bicicleta, quando paramos de pedalar corremos o risco de cair e não progredir. O corpo foi feito para estar em movimento. Por mais que mudanças possam ser desconfortáveis, o bem estar que uma vida ativa oferece compensa todos os seus esforços.


Foto: Zé Barretta

 

2. ALONGAR

Você já deve saber que alongar é importante para preparar o corpo antes de um exercício e aliviar um pouco a tensão muscular. Mas não só para evitar lesões ou reduzir o desconforto, o alongamento serve também pra relaxar e conhecer os limites do seu corpo. É o momento para desacelerar se concentrar em fazer cada movimento sem pressa.

3. JOGAR

Quando você joga uma partida percebe que as relações no esporte são fundamentais, exercita a cooperação e estimula a competitividade. Marcando um ponto no vôlei ou fazendo uma cesta no basquete, você percebe a importância da sua participação naquele grupo e que também pode crescer com o coletivo.

4. COMPETIR

Participar de competições te ajuda a colocar em prática aquilo que aprendeu nas aulas, conhecer melhor o seu organismo e explorar os limites do corpo. Reconhecer habilidades, se sentir competitivo e sair da zona de conforto faz parte de um processo de amadurecimento e autoconhecimento que você pode levar para a vida toda.  

5. EQUILIBRAR

Harmonizar o corpo por meio de técnicas de respiração com o Yoga ou se movimentar de forma leve e suave com o Tai chi Chuan, são exemplos de exercícios que ajudam no seu encontro com a paz interior. As práticas corporais podem ser essenciais para encontrar o equilibrio que tanto busca. 



Foto: Anderson Rodrigues

 

6. ENCONTRAR

O momento do encontro vai além de estar em  um lugar agradável com um grupo para praticar uma atividade física ou esportiva. Encontrar é também aproximar, compartilhar, unir, fortalecer, trocar ideias e criar laços que podem transformar vidas e revelar novos olhares e perspectivas. Experimentar diversas modalidades pode te proporcionar encontros como estes. 

7. DIALOGAR
Diálogo - substantivo masculino. 1. fala em que há a interação entre dois ou mais indivíduos; conversa. 2. contato e discussão entre duas partes; troca de ideias. 

O significado já anuncia o que se espera de um diálogo, mas você já parou para observar os detalhes desta interação? Ambos os lados devem saber o momento de ouvir, dar atenção, doar seu tempo, se colocar a disposição e também quando é oportuno falar, argumentar, ponderar e opinar de maneira construtiva. Este processo valioso está presente em todas as práticas, seja no aprendizado ou nas relações sociais. Permita-se renovar por meio das trocas que uma prática física esportiva pode te oferecer.

8. PERSISTIR

Acontece muita coisa no seu corpo quando se adota uma rotina mais ativa e começa a praticar uma atividade física. Primeiro vem a sensação de desconforto, comum para qualquer mudança, mas se persistir com o tempo seu corpo vai se adaptando e o processo fica cada vez mais prazeroso. A partir daí você só vai sentir desconforto se faltar em um dia de treino.

9. REFLETIR

Depois da correria do dia, dedicar um tempo para praticar uma atividade física ou esportiva pode ser uma oportunidade para desacelerar o ritmo, prestar atenção no próprio corpo, refrescar as ideias e refletir com mais calma sobre assuntos do dia a dia.

10. CURTIR

Depois de todos estes motivos, certamente não vão restar dúvidas de que ativar o verão com exercícios físicos e esportivos vai ser curtição garantida! Mas se você ainda precisa de mais um empurrãozinho, curta os canais do Sesc São Paulo nas redes sociais e acompanhe conteúdos que mostram como outras pessoas transformaram suas vidas e os espaços com a adesão à uma modalidade. Você pode se inspirar e colocar em prática os objetivos que queria alcançar, mas não sabia como. 
 

Pratique esportes e atividades físicas no ritmo de sugestões de atletas que estão no Sesc Verão 2019. A primeira seleção traz as 20 músicas preferidas de Diogo Silva, atleta do taekwondo e MC.

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