Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Verão no ritmo de Diogo Silva

Foto: Adilson Félix
Foto: Adilson Félix

A música pode ser o combustível para te motivar a começar uma atividade física ou esportiva. Seja no alongamento, fazendo uma caminhada ou andando de skate, em qualquer atividade os fones de ouvido podem ser boas companhias.

Mais do que apenas uma trilha sonora para a prática, a música estimula o desempenho, minimiza a sensação de desconforto e ajuda na redução da tensão. Não é a toa que ouvir uma playlist durante o treino sempre fez parte da rotina do lutador de Taekwondo Diogo Silva. Sua paixão pela música é tão grande que além de conquistar diversos pódios praticando a modalidade, também conquistou fãs como MC no grupo de rap Senzala Hi-tech. A música sempre foi essencial para diferentes momentos de sua rotina. Ela ajuda no aumento da adrenalina no momento da competição, e também utilizamos para relaxar, uma música calma pós-treino, disse. 

Djavan, Emilio Santiago e Beth Carvalho são algumas de suas influências desde a infância, quando sua mãe os ouvia no rádio, mas foi na adolescência que ele descobriu a música como um direito de fala, uma descoberta de quem ele era. Na periferia de Campinas, Diogo tinha alguns amigos DJs e passava boa parte do tempo ouvindo música na casa deles. Era década de 90, o rap estava em todas as esquinas, afirma.

Foto: Gabriel Borba

 

Segundo o lutador, algumas pessoas apenas escutam o som e outras, como ele, sentem a música. Ele sente cada nota, melodia, harmonia e arranjo. Seu corpo responde a essa vibração, “o coração dispara e os olhos enchem de água”.

África, Portugal e Jamaica são representadas no seu repertório musical e ele mostra isso na playlist que separou para o Sesc Verão 2019.

Entre as 20 músicas destaca a portuguesa Sara Tavares, as brasileiras Luedji Luna e Xênia França e caminha pela Jamaica com Ini Kamose. “Essa seleção tem a ver comigo, um pouco do que sou. As escuto em casa ou quando pego minha bicicleta e vou relaxar um pouco”, complementa. 

Quer entrar no ritmo com Diogo Silva? Ouça a playlist no Spotify ou no Deezer e participe da programação do Sesc verão 2019. Serão muitas oportunidades em todas as unidades do Sesc em São Paulo para curtir o verão. Escolha uma atividade e experimente as diversas práticas espalhadas em todo o estado.