Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Feliz aniversário, São Paulo!

São 465 anos desde que os primeiros forasteiros pisaram aqui. As visitas nem sempre foram gentis - bem sabemos! - mas de dores e amores é que a cidade se construiu.

Nada melhor então, neste 25 de janeiro, que homenagear as pessoas que, vindas de perto ou de longe, escolheram esta terra como lar.

Desde nossa primeira casa em território paulistano, mais de 70 anos se vão. De lá pra cá, crescemos e nos esparramamos: são 17 unidades do Sesc na capital, de norte a sul, leste a oeste. Pelos quatro cantos, temos hoje a felicidade de contribuir para acolher muita gente: dos recém-chegados aos que já cresceram e enraizaram por aqui.
 

Tem gente que é como o Kélio, que veio de Mossoró, Rio Grande do Norte, "por força das circunstâncias" e hoje vive em São Paulo "por prazer".
No Sesc Itaquera, ele contou pra gente que aprendeu aqui a quebrar os próprios preconceitos e agora aproveita a vida!
 

Outros tantos seguem os mesmos passos que Jacilene, que chegou do interior da Bahia para estudar. Pois aqui ela terminou o mestrado em Sustentabilidade, lutou contra preconceitos e construiu suas redes de apoio. 


Do alto do Sesc Avenida Paulista, Carlota também compartilha o amor adquirido pela capital: "É inevitável, em 30 anos, encariñarse - ter carinho - pelo lugar em que se vive. E entre esses amores está o Sesc, claro!". Carlota, que nasceu na Argentina, depois de se separar realizou o desejo antigo de vir morar no Brasil. 

 

 

Outros são como o Luis Carlos, que veio para a cidade grande em busca dos sonhos que tinha desde criança.

"Hoje sou músico, toco, canto, sou jornalista, sou apresentador de programa de TV - e tudo isso conquistei aqui na cidade".
 

Wilfred é do time que chegou há bastante tempo: pode colocar mais de meia década de paulistanidade! Aos 94 anos, ele casou, teve filhos, netos e coleciona amigos - muitos dos quais conheceu no Sesc Pompeia. 


Para Teresa, que chegou de Portugal com dois filhos, a cidade trouxe oportunidades de se reinventar. No Sesc Avenida Paulista, descobriu a Ginástica Multifuncional. "É como se o espirito jovem estivesse voltando, porque preciso fazer exercício, porque a idade cai e a gente tem que se manter em ordem. O Sesc pra mim é tudo. Obrigada, São Paulo."

     

Neste aniversário de São Paulo, a gente apenas reforça: que sejam todos bem-vindos, sempre! Na cidade e no Sesc, todo mundo tem seu lugar!