Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Mais do Mesmo: ou com quantas versões se faz um clássico

Terraço da antiga sede da Apple | Créditos: William Prost CC
Terraço da antiga sede da Apple | Créditos: William Prost CC

Há exatos 50 anos, em 30 de janeiro de 1969, os quatro rapazes de Liverpool, John, Paul, George e Ringo, subiam ao terraço do edifício da gravadora Apple para oferecer aos desavisados passantes aquela que seria sua última aparição pública enquanto banda. Essa emblemática despedida, que culminaria na dissolução definitiva do grupo no ano seguinte, foi um marco na música popular e um dos episódios mais referenciados da cultura pop contemporânea.

Entre os sons que sacudiram a hora do almoço daquele dia pacato no tradicional distrito dos alfaiates de luxo da capital inglesa, está Get Back, icônica canção beatleniana cuja letra enigmática versa sobre personagens que tentaram ao máximo se distanciar de suas naturezas e voltaram ao ponto de partida. Escrita e interpretada por Paul McCartney e com Billy Preston acompanhando a banda ao piano elétrico, a música foi executada em 3 vezes, sendo a última já com a polícia presente no terraço (com direito a improvisação de Paul com uma estrofe inteira dedicada a situação).

Get Back é uma das canções mais regravadas dos Beatles, e justamente por isso - e, claro, pela ocasião do cinquentenário do Apple Rooftop Concert - que a playlist estreante Mais do Mesmo apresenta uma seleção de 21 versões diferentes (ou quase) da música. De rumba a Cássia Eller, passando pelos próprios Beatles e suas carreiras solo, as faixas alternam entre sutis diferenças de interpretação até arranjos irreconhecíveis e malogrados, mostrando que esta que é definitivamente uma dessas músicas que está para sempre gravada no nosso tecido auditivo.

Sobre a Playlist

A playlist Mais do Mesmo pretende trazer, a cada edição, uma imersão em uma faixa e suas múltiplas facetas. Novos arranjos, traduções inusitadas, covers melhores e piores que os originais tudo isso faz parte da conta. A ideia é esta: mostrar com quantas variantes se faz um clássico da música popular.

Você pode escolher onde escutar: a mesma playlist está disponível no Spotify e no Deezer: