Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Editorial

Internet e educação

Desde seu surgimento, a Internet tem-se mostrado uma invenção de múltiplo uso. Além de seu caráter educativo - a um clique é possível consultar o acervo de importantes bibliotecas internacionais -, nota-se seu aspecto de formação. A rede revelou-se uma ferramenta de estímulo ao uso da comunicação escrita. Uma das mais notáveis criações tecnológicas do homem provocou o retorno maciço ao uso da linguagem escrita.
Tal fato demonstra a importância de programas de ensino que capacitem os brasileiros a saber se expressar corretamente por meio da palavra escrita. Mais do que nunca a sociedade percebe a necessidade de a educação estar entre as principais prioridades de qualquer governante. Sem ela, não moldamos a cidadania, não evoluímos como civilização.
O acesso à Internet se encontra em alguns dos projetos desenvolvidos pelo Sesc São Paulo. O Internet Livre, por exemplo, foi pensado desde o início como espaço que mesclasse lazer e educação. Também é nossa preocupação o aspecto da chamada inclusão digital.
De outro lado, no site da instituição, há uma área dedicada ao ensino da literatura e ao aprendizado da escrita por meio de programas dirigidos por professores e escritores.
Iniciativas dessa natureza sem dúvida contribuem para a diminuição de desigualdades sociais em nosso país.

Abram Szajman
Presidente do Conselho Regional do Sesc no estado de São Paulo