Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Pra turistar com consciência

Geossítio Monte do Galo | Foto: Eugênio Oliveira
Geossítio Monte do Galo | Foto: Eugênio Oliveira

A partir do dia 6 de fevereiro, o Sesc Avenida Paulista recebe o curso Da Geoconservação ao Geoturismo que em quatro aulas ensinará aos participantes um pouco mais sobre as possibilidades de se viajar e ao mesmo tempo aprender sobre geologia e consciência ambiental.

Raquel Romão e Maria Glória Motta Garcia, responsáveis pelas aulas e integrantes do grupo GeoHereditas contaram um pouco pra gente sobre como funciona esse tipo de prática turística. No final, elas ainda indicaram destinos geoturísticos para você conhecer:

Geosítio de XiqueXique | Foto: Eugênio Oliveira

“O Geoturismo é uma atividade turística que vem despertando o interesse de muitas pessoas. É um novo jeito de fazer turismo, destinado às pessoas que buscam, além da contemplação e da recreação, a experiência de questionar sua relação com o espaço físico a partir da compreensão da paisagem que nos cerca.

Esse tipo de turismo, que pode ser praticado tanto em ambientes naturais como urbanos, tem como uma das principais características o benefício das populações locais. A base do geoturismo é a geodiversidade. Isso quer dizer que, a partir de informações sobre rochas, minerais, fósseis, relevo e processos formadores da paisagem, estabelecem-se vínculos entre as Geociências e a história, a cultura e a biodiversidade. Um projeto de geoturismo deve começar sempre com o estudo da região, pois é nesta fase que se faz o diagnóstico das suas potencialidades – esse é o foco da Geoconservação.

O projeto Geoparque Seridó (RN) e as Trilhas de interpretação geológica no litoral norte de SP (GeoHereditas) são alguns exemplos de como essas iniciativas podem ser importantes para a divulgação de geociências e também para a economia local.”