Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Especial é ser pai

Osni e Flavio | Foto: Jefferson Lima
Osni e Flavio | Foto: Jefferson Lima

Paternidades é o tema central que norteia a 1ª edição do projeto Cuidar de quem cuida, idealizado pelo Sesc São Paulo, com programações que acontecem entre janeiro e abril em diversas unidades.

A temática abordada em 2019 propõe reflexões importantes sobre os lugares da paternidade, sua ausência e sua presença nos cuidados durante a 1ª infância, assunto que vem ganhando destaque nos debates contemporâneos e levantado perguntas simples, mas cruciais, tais como: o que é ser pai e quais são os desafios que estão postos?

Essas questões abrem espaço para repensar a construção do masculino nas relações familiares. E para adentrar neste universo, o Sesc Osasco realizou um bate-papo com dois pais, Osni Silva, funcionário do Sesc Osasco, pai do Diego, e Flavio Soares, escritor e quadrinista, pai do Logan, com objetivo promover o dialogar sobre as relações com a paternidade e a Síndrome de Down dos filhos.

Osni, Leticia e Diego | Foto: Arquivo Pessoal
Osni, Leticia e Diego

O título da atividade traz uma dose de provocação e levanta uma pergunta básica: Meu filho é especial, e o seu não é também? Afinal, que filho(a) não é especial?

Flavio e Logan | Foto Divulgação

 


 Flavio Soares e Logan

Abordar esse tema, com esse viés construtivo e reflexivo, possibilitou aos participantes que repensassem a utilização da expressão  ''especial'', que popularmente é empregada para fazer alusão àqueles que tem Síndrome de Down.

Durante a atividade os pais contaram sobre suas experiências diárias com os seus filhos, resgatando memórias do momento em que tomaram conhecimento de que seus filhos tinham Down e dos desafios que surgiram com o passar do tempo.

Flavio e Osni foram unânimes em suas falas que, por mais simples, curtas e rápidas, carregam a mensagem de algo que todos nós precisamos aprender: todo filho é especial.

Assista ao vídeo em que ambos deixam suas mensagens sobre este tema urgente que é a paternidade ativa e o cuidar:
 

Pensando nisso, compilamos algumas falas que sintetizam o tom do evento:

“Nós não podemos olhar com um olhar diferente, pois eles não nos olham assim, a diferença é a gente que coloca, não eles”
(Flavio Soares)

“Todo filho é especial, ele é especial para os pais”
(Flavio Soares)

“Temos que ter um cuidado com a infantilização da criança com Down, pois eles não são eternamente crianças, eles crescem”
(Osni Silva)