Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

frequencia_ausente.doc

frequencia_ausente.doc conduz o visitante em uma experiência imersiva ‘solo’ pelos andares do Sesc Avenida Paulista e conta sobre o desaparecimento do ator Leonardo Gritzbur, ex-integrante da ExCompanhia de Teatro, nas dependências da própria Unidade, no dia da estreia do seu monólogo.

O visitante recebe o celular que pertenceu ao ator e acessa a exposição por meio do dispositivo, que também contém registros da última hora antes do seu misterioso desaparecimento. O público acompanha os rastros deixados por ele em instalações imersivas distribuídas nos andares do prédio. Após o monólogo ser cancelado, resultado do misterioso sumiço do ator, a ExCompanhia e o Sesc optaram então por realizar, nos meses de fevereiro e março, uma nova obra em sua homenagem.

Os artistas Bernardo Galegale, Gustavo Vaz e Gabriel Spinosa assinam a concepção e a dramaturgia da experiência. De 21/2 a 16/3, às quintas, sextas e sábados, o roteiro tem duração de cerca de uma hora, é gratuito, com saídas individuais a cada 10 minutos das 14h às 17h e retirada prévia de senha no local de saída (Arte II – 13º andar).

A experiência propõe inserir o público como parte da obra, colocando-o nos exatos lugares que ator visitou no prédio momentos antes de desaparecer. Ao somar ao percurso diversos elementos narrativos multimídia, a ExCompanhia de Teatro provoca o público a sentir o que o ator sentiu, trazendo à tona pensamentos sobre a importância da plateia e do encontro presencial nas artes.

A filosofia existencialista que inspirava o monólogo do ator deaparecido inspira também agora a exposição itinerante ‘frequencia_ausente.doc’. A jornada desiludida do nosso ator que invadiu o prédio do Sesc Avenida Paulista - esse corpo vertical - carrega memórias ficcionais e reais sobre sua existência. Durante o percurso da exposição, os participantes do público absorvem e ressignificam o espaço ao redor a partir dos rastros dele, ao mesmo tempo em que são impactados por questões existenciais que sempre o afetaram.” – comentam os integrantes da ExCompanhia de Teatro.

Além disso, a dramaturgia valoriza a importância dos encontros presenciais, cada vez mais deixados em segundo plano na sociedade contemporânea. A sensação de solidão que foi vivenciada por ele é transferida aos participantes, que são também o personagem central da instalação itinerante, fazendo com que seja possível se colocarem no 'lugar do outro', criando espaço para a vivência de uma experiência de empatia, pertencimento e coletividade.” – completam.

Dramaturgia e Direção: Bernardo Galegale, Gustavo Vaz e Gabriel Spinosa
Texto e Representação: Gustavo Vaz
Direção de Som: Gabriel Spinosa
Elenco: ExCompanhia de Teatro e convidados
Produção Executiva: Ynara Marson
Realização: ExCompanhia de Teatro