Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc Thermas lança Florestar, projeto que valoriza relação com áreas verdes urbanas

Bosque do Sesc Thermas é aberto ao público em geral [Foto: Estevão Salomão/Sesc Thermas]
Bosque do Sesc Thermas é aberto ao público em geral [Foto: Estevão Salomão/Sesc Thermas]

Qual a sua relação com o meio ambiente? Morar num complexo urbano, necessariamente, não implica desconexão com a natureza. Práticas esportivas, meditação, lazer, momentos familiares e educação. Tudo isso pode se dar num cenário natural, à sombra, e repleto de histórias e possibilidades.

É pensando na valorização das áreas verdes urbanas, na importância que elas tem para a saúde e bem-estar da população, assim como em seu potencial educador – principalmente para as crianças –, que o Sesc Thermas de Presidente Prudente lança, nos dias 16 e 17 de fevereiro, o Florestar – áreas verdes educadoras.

Este é um projeto do Sesc São Paulo que Presidente Prudente é a primeira cidade a implantar, dentre as 43 unidades no Estado. “A ideia é aproveitar essa característica da nossa unidade em Prudente. O Sesc Thermas tem 33 mil metros quadrados e apenas 3 mil destes são de área construída. Ou seja, temos um Bosque, uma área verde, de cerca de 30 mil metros quadrados”, explica a gerente do Sesc Thermas, Fabíola Gaspar das Dores.

Esta área verde tem muito valor para a cidade, como conforto térmico, purificação do ar, além da qualidade de vida e bem-estar ao receber a população para as mais diversas práticas. A ideia aqui é também mostrar às pessoas do que esse espaço é feito. Quais são os animais? E as árvores? As flores? Como chega a água quente? É disso que se trata o Florestar: contemplar, valorizar, apropriar, ter experiências sensoriais e educar por meio dessa área verde”, complementa a gerente.

Além de uma programação diversa que permeia oficinas, vivências, ateliês e muitas práticas a céu aberto, o Florestar terá uma instalação permanente no Bosque, com totens que identificam 30 espécies nativas da região que estão presentes por ali. Além disso, outros totens explicam a composição da fauna, da flora e das águas do local, de modo que todo o público que circula pelo Bosque poderá ter essas informações.

O biólogo Silvério Takao conduz uma vivência de Observação de Aves. Já o permacultor Vinicius Pereira ministra uma oficina de Captação de Água da Chuva. Ocorre, também, uma Caminhada de Identificação de Pancs (Plantas Alimentícias Não-Convencionais), além da Feira de Produtos Agroecológicos, com produtores de agricultura orgânica da região, e a vivência Túnel dos Sentidos, que estimula os participantes numa trilha natural cheia de cheiros, sons e sabores da roça. 

Um grupo de escoteiros de Presidente Prudente também estará presente, num espaço para apresentar aos interessados algumas práticas do escotismo e seus objetivos. Ainda tem oficina de desenho com observação da natureza, bordado em folha de árvore, passeio para conhecer as árvores frutíferas, contação de histórias, espetáculo infantil, show de forró, oficina de bomba de sementes, e construção de composteira doméstica.

Temos uma agenda para visitas de grupos escolares. A ideia é que as crianças façam o percurso em nosso Bosque junto com mediadores que explicam essas informações acerca do bioma local. Elas também receberão um material ilustrado sobre tudo isso, chamado Veredas Urbanas, específico dessa área de verde do Sesc Thermas”, conta a técnica de programação da unidade, Roberta Assef.

Vale ressaltar que as atividades se estendem ao longo do ano, acompanhando a programação de cada mês. 

>> Acesse a programação completa aqui.

Outras programações