Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Injustiçados da Academia

Você pode não acreditar, mas, por incrível que pareça, todas essas músicas e temas que você escutará nesta edição de Música de Cinema não levaram a estatueta mais cobiçada da sétima arte para casa.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS no acrônimo em inglês) premia as melhores trilhas sonoras e canções originais desde a sua sétima edição em 1934, de lá pra cá a categoria mudou algumas vezes e hoje consiste em Melhor Canção Original e Melhor Trilha Sonora Original, e premia compositores e músicos cujo trabalho é desenvolvido especificamente para o cinema.

Oras, é de se imaginar que em 80 anos muitas injustiças foram cometidas, afinal como aquela frase em Highlander que diz “só pode haver um”, apenas um vencedor pode levar em cada uma das categorias. Claro nem sempre são os mesmos, na maioria das vezes os vencedores de canção original e trilha sonora são de produções diferentes.

Por isso, essa seleção de faixas busca lá no fundo da memória dos cinéfilos e entusiastas justamente aquelas trilhas e canções que ficaram pelo caminho e voltaram para casa de mãos vazias. Embora tenham embalado cenas memoráveis e ficado para sempre gravadas em nossa memória auditiva, algumas dessas canções nem mesmo chegaram a ser indicadas, outras – a maioria – chegaram ao pleito final e perderam.

Mesmo sem a estatueta elas permanecem em nossos corações e mentes (e ouvidos) então coloque seus fones e aumente o som.

Você pode escolher onde escutar: a mesma playlist está disponível no Spotify e no Deezer: