Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

9 dicas de saúde com os dentistas do Sesc

Nos atendimentos e ações educativas, os dentistas do Sesc estão sempre disponíveis para tirar dúvidas e orientar sobre as melhores formas de cuidar da saúde da boca (mas não só dela!). Aproveitamos todo esse repertório e pedimos para que eles dessem dicas sobre o tema. Reunimos algumas aqui:

 

“Por que não escovar os dentes junto com seus filhos? Você pode ser exemplo de hábitos saudáveis!”

Mariângela Rodrigues Leal, dentista do Sesc Santos

Convencer os pequenos a dedicarem alguns minutos por dia às escovações pode ser um grande desafio. Lembre-se que o exemplo é um grande professor. Espelhar-se nas atitudes das pessoas que admiramos é uma forma natural de aprender. Dividir esse momento com os filhos pode ser mais efetivo do que qualquer material educativo.



Será que a dica vale pra pai de pet também?

 

 

“O dente que já foi restaurado ou “obturado” pode ter mais chance de ter uma nova cárie. Por isso, não deixe de cuidar de sua saúde bucal.”

Radamés Catullo B. Neto, dentista do Sesc Belenzinho

Um dente restaurado tem sua estrutura enfraquecida. Por mais que o material utilizado na restauração seja resistente, nenhum é tão forte quanto os tecidos originais, então este dente fica mais vulnerável na hora da mastigação. Quando a higiene é inadequada, pode acontecer uma infiltração na restauração, pois os ácidos produzidos pelas bactérias que causam as cáries tem mais facilidade de transpor a restauração e afetar o dente.


Descuidar, jamais!

 

 

 

“A boca faz parte do corpo, assim como o coração. Receita de saúde: escova e fio dental, exercícios e muita paixão!”

Alessandra Cunha C. Ferreira, dentista do Sesc Ipiranga

Tudo o que faz bem para a pessoa faz bem para a boca. A atenção com a saúde bucal deve compor uma rotina geral de autocuidado, que passa também pelo bem estar emocional e a realização pessoal. Então, que tal exercitar a paixão diariamente, assim como a escovação? Pode ser a paixão por um livro, por uma pessoa, por um esporte, pelo seu bichinho de estimação, pela profissão, por si mesmo ou por qualquer coisa que dê aquele calorzinho gostoso no coração.


Paixão faz bem pra vida <3

 

 

“A escovação da língua ajuda a melhorar a percepção do açúcar e do sal dos alimentos, ajudando a controlar doenças como diabetes e hipertensão arterial. “

Cristiane Ueda Modaffore, dentista do Sesc Pinheiros

É pela língua que sentimos os sabores. Quando a higiene é bem feita, o paladar fica mais aguçado, logo fica mais fácil perceber a quantidade de açúcar ou sal do que estamos comendo. E claro, o prazer em saborear os alimentos também aumenta.

 

 

“Não há idade para começar a cuidar da saúde da boca.”

Cintia Hyppolito Cury, dentista do Sesc Santos

Nunca é tarde pra iniciar um projeto, aprender uma coisa nova, buscar autoconhecimento e muito menos para cuidar da saúde bucal. Não precisa ter vergonha, muito menos deixar pra lá!

 

 

“Crianças devem utilizar creme dental com flúor.”

Letícia Esmanhoto Fanton, dentista do Sesc Campinas

O uso de creme dental com flúor para crianças costuma gerar debates, já que sua ingestão pode causar danos aos dentes em formação. Porém a substância é muito importante para prevenir o surgimento de cáries e a indicação é de que o uso seja acompanhado de forma bem orientada pelos pais. Vale lembrar que não existe idade mínima para inscrever crianças no tratamento odontológico do Sesc. Antes mesmo do nascimento do primeiro dente é possível fazer uma avaliação odontológica com os bebês e receber todas as informações de como promover os cuidados a cada etapa do desenvolvimento.


:D

 

 

“Amamentar por mais de um ano reduz a possibilidade das crianças apresentarem problemas de mordida ou de alinhamento dos dentes no futuro. ”

Márcio Vieira Ortegosa, dentista da Gerência de Saúde e Odontologia

Mamar no peito exige um exercício dos músculos da face, preparando a boca para a mastigação. O bebê também estabelece a respiração pelo nariz, o que colabora para que os maxilares cresçam com espaço suficiente para que os primeiros dentinhos se desenvolvam. O aleitamento materno também colabora para que o crânio e a face cresçam de forma adequada, auxiliando no desenvolvimento da própria cavidade da boca e de todas as estruturas ligadas à cabeça, face e pescoço.

 

 

“Os tratamentos odontológicos que incluem próteses e implantes são capazes de preencher as “janelas” dos sorrisos. E um sorriso sincero, sem medo ou vergonha da falta de algum dente, é capaz de preencher as “janelas” da alma, proporcionando ganho de saúde física, mental e social ao indivíduo. “

Luiz Rodolfo May dos Santos, dentista do Sesc 24 De Maio

A falta de dentes afeta a forma como a pessoa se relaciona com o mundo. Mais do que uma questão estética, é uma condição pode causar danos emocionais. Por isso a reposição de dentes perdidos é tão importante.

 

 

“Um pouco mais de dez músculos, lábios, dentes, sonhos, força ou fragilidade, em um movimento simples: um sorriso e tantas possibilidades!"

Fábia L. Uccelli Santos, dentista do Sesc Interlagos

É isso: um sorriso representa muitas coisas! E cuidar da saúde bucal significa cuidar de todo esse universo.

 

**

 

As inscrições para o tratamento odontológico em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo são válidas por um ano e estarão abertas de 13 (a partir das 12h) a 20 de março de 2019. Neste periodo será possível indicar também o futuro Sesc Guarulhos e o Sesc Campo Limpo entre as opções de unidades para tratamento. Informações completas aqui.

O tratamento odontológico é exclusivo para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes, com a Credencial Plena válida no estado de São Paulo. Saiba como fazer a sua aqui.

 

**

Artigo relacionado:
9 curiosidades sobre a evolução da odontologia

 

Outras programações

Saúde

Os Principais Fatores de Risco da Hipertensão Arterial e Como Tratar Com Exercício

Os Principais Fatores de Risco da Hipertensão Arterial e Como Tratar Com Exercício

SESC Santos

Saiba mais