Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Cinco motivos para você ver (e rever) a exposição Lasar Segall no Sesc 24 de Maio

Lasar Segall é referência quando se fala de pintura no Brasil. Nascido na Lituânia, fixou residência no Brasil nos anos 1920. Foi influenciado pelo expressionismo alemão e se tornou um grande nome do modernismo brasileiro. A exposição do Sesc 24 de Maio sobre o pintor, com curadoria de Maria Alice Milliet, aborda a cor na obra de Lasar. Dê uma olhada em cinco ótimos motivos para você conferir a exposição:

Foi destaque em 2018

A exposição esteve presente em votação online realizada pelo Guia da Folha para escolher os melhores do ano de 2018 em São Paulo, na categoria artes plásticas/exposições. Concorreu com mais 15 exposições ocorridas na capital paulista no ano passado.


Não precisa ser conhecedor de arte

Muita gente pensa que artes plásticas necessitam de grande repertório para serem entendidas. Essa é uma questão controversa, já que há muito de subjetividade na apreciação de uma pintura. No caso específico das obras da Exposição Lasar Segall, as emoções chegam ao observador pelas cores. Dividida em quatro partes, cada conjunto de cores representa uma fase da obra de Lasar. Essas fases têm paletas de cores predominantes que transmitem emoções facilmente reconhecíveis. A “paleta nacional” com foco no verde mais claro e no amarelo passa uma mensagem mais ligada à natureza, enquanto a “cor angústia”, em tons de lilás, remete a lembranças do pintor sobre conflitos armados em sua terra natal.


Veja com outro ponto de vista

Se você já conheceu a exposição, pode participar de atividades que lançam um olhar mais específico sobre determinados temas. Ocorreram visitas mediadas com foco em reflexões étnico-raciais, de gênero e sobre condições sociais, por exemplo.


Tem atividade pra crianças

O que Lasar tem a ver com crianças? Ele imaginou e desenhou animais para o baile de carnaval da Sociedade Pró Arte Moderna (Spam). Há programações integradas voltadas para crianças para produção de máscaras e bichos da Spamolândia.
 

Está acabando – vai até 5/3

Já imaginou perder tudo isso? Então fique atento ao calendário. A exposição Lasar Segall: Ensaio Sobre a Cor está aberta à visitação até o dia 5/3 no 5º andar do Sesc 24 de Maio, de terça a quinta, das 9h às 21h. De 1 a 5/3, ela funciona das 9h às 18h, inclusive na segunda-feira (4/3).