Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Última semana da exposição “Rigor e Caos – Antônio Abujamra” leva ao Sesc Ipiranga mostra de cinema, bate-papo e show

Foto: Divulgação  - Abujamra durante as gravações de de
Foto: Divulgação - Abujamra durante as gravações de de "Solo" (2010)

Para celebrar a última semana de “Rigor e Caos – Antônio Abujamra”, entre os dias 14 e 17/3, o Sesc Ipiranga recebe Abujamra Presente!, show com André Abujamra, além de uma mostra de cinema com trabalhos encenados ou dirigidos pelo homenageado. A exposição que rememora Antônio Abujamra, falecido em 2015, tem curadoria da diretora e encenadora Márcia Abujamra e reúne em 4 espaços fotos e vídeos das produções do artista em teatro, TV e cinema.

O show

Foto: Georgia Branco

Filho caçula do artista conhecido por suas provocações, André Abujamra homenageia seu pai em Abujamra Presente!, show que acontece no Teatro da Unidade entre os dias 15 e 17/3. O espetáculo musical reúne músicas de seus últimos álbuns – “Mafaro", "Homem Bruxa" e "Omindá" – e conta com a participação de outros familiares: a jornalista Adriana Abujamra e a atriz Clarisse Abujamra. Além das faixas escolhidas, André também mistura projeções, poemas e vídeos com Antonio Abujamra. Os ingressos para o show podem ser adquiridos no Portal Sesc (clique aqui) ou nas Bilheterias das Unidades.

A mostra

Foto: Divulgação - Bastidores de "Festa" (1989), comédia dirigida por Ugo Giorgetti

Para dar início ao ciclo de exibições da mostra, no dia 14/3, a Área de Convivência recebe um bate-papo com Ugo Giorgetti. Cineasta brasileiro, Giorgetti trabalhou com Abujamra em títulos como “Festa”, ganhador na categoria de melhor filme no Festival de Gramado em 1990, e “Solo” (2010). A amizade de 25 entre o colunista do Estado de S. Paulo e Antônio Abujamra também é abordada na conversa mediada por Cecília De Nichile, animadora cultural do CineSesc.

Entre as produções selecionadas durante a mostra, destaca-se o especial produzido e exibido pela TV Cultural “Estudos: Maysa”, em que Abujamra, então assistente de direção de Fernando Faro (que não pôde comparecer no dia da gravação), assume a direção do episódio, em 1975, com a cantora. Sobre essa gravação, o diretor Zé Celso Martinez Correa, diz: “Tua audácia criou assim um dos programas mais belos da TV brasileira, um ‘filme’. Maysa está maravilhosa, uma Bacante Dionisíaca, cantando, bebendo, fumando, sendo. Vocês dois, a partir de hoje, são imortais, deixaram esse vestígio de silêncio e beleza muda falante na TV”.

Além do especial televisivo, obras como “Festa” (1985), de Ugo Giorgetti, o teleteatro “Habeas Corpus” (1986), com Denise Stoklos, e “Olímpicos” (1991), integram a programação. A mostra é gratuita e acontece na Área de Convivência da Unidade.

Confira a programação em: http://bit.ly/RigoreCaos