Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Por dentro da quebrada

Atividade Esporte na Quebrada no Jardim Helian | Foto: Thaís Fero
Atividade Esporte na Quebrada no Jardim Helian | Foto: Thaís Fero

Construir uma relação, seja ela de amizade, amorosa ou profissional, não é uma tarefa simples. Cada um de nós é um pequeno universo. Somos um mosaico de experiências acumuladas durante os anos. Respeito e empatia são fundamentais para a construção de diálogos e trocas.

O grau de complexidade aumenta quando falamos de um bairro inteiro e seus entornos. É o que acontece com o Sesc Itaquera e o Jardim Helian, um dos bairros mais próximos da unidade, localizada na Zona Leste de São Paulo.

Há pouco mais de 55 anos, o Jardim Helian começou a receber seus primeiros moradores. Nordestinos, mineiros e paranaenses buscavam terrenos para construírem suas casas. Eles encontram no loteamento da antiga fazenda Caguaçu um lugar para chamar de lar.

Hoje, o bairro abriga cerca de 14 mil pessoas - e quase 40% moram em áreas que foram ocupadas.

A formação é bastante similar a de outras periferias de São Paulo e, como muitos outros, o Jardim Helian carece de infraestrutura e espaços de lazer, esporte e cultura dentro do bairro.

O ponto fora da curva é o histórico de luta da comunidade. Além do asfalto e da iluminação, a principal conquista foi a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na região.

A cerca de dois quilômetros, o Sesc Itaquera, com seus mais de 350 mil metros quadrados, parece um pouco intimidador para alguns moradores. Mas como diz o ditado, se Maomé não vai a montanha...

Regularmente, as atividades saem dos limites da unidade para adentrar o Jardim Helian. A programação é construída em conjunto com a comunidade para entender as necessidades tão diversas da região.

Na edição o Sesc Verão de 2019, que tinha ênfase na importância das atividades físicas e esportivas para a melhoria das relações sociais, o bairro foi o território escolhido para duas atividades: A Pé pela Quebrada, uma caminhada para desbravar os aspectos histórico e socioambientais da região, e o Esporte na Quebrada, uma ocupação esportiva com atividades de basquete, skate, dança e slackline.

Conheça um pouco mais sobre o Jardim Helian: