Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Assista ao conteúdo do Seminário Internacional Conexão Comida

Nos dias 3 e 4 de outubro de 2018, o Sesc 24 de Maio reuniu profissionais da cozinha, nutrição, medicina, sociologia, agricultura e de outras áreas ligadas à alimentação no Seminário Internacional Conexão Comida – Saberes e Práticas na Alimentação. As atividades marcaram a abertura do projeto Experimenta! – Comida, Saúde e Cultura.

Aqui e em nosso canal no youtube, estão disponíveis as gravações completas de cada uma das mesas e conferências.

 

 

Comida, Saúde e Cultura
O sociólogo francês Jean-Pierre Poulain discute como a modernização e o avanço do conhecimento científico associado à saúde e à nutrição promove movimentos que reorganizam o espaço social da cozinha. Com mediação do jornalista Carlos Henrique Carvalho. A Abertura Institucional contou com a fala do diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.

 

 

A alimentação no Brasil numa perspectiva histórica, cultural e de saúde
Nesta mesa com a antropóloga Paula Pinto e Silva, a nutricionista Rosa Wanda Diez-Garcia e mediação da jornalista Juliana Dias, foi abordada a história da culinária no Brasil, que, em decorrência das mudanças no estilo de vida das pessoas, vem passando por transformações e trazendo novos modelos alimentares.

 

 

Escolhas alimentares, como são feitas hoje?
Encontro entre a nutricionista Marle Alvarenga e o economista Valter Palmieri Jr. discutiram como as escolhas alimentares são influenciadas por fatores fisiológicos, sociais, emocionais, comerciais e culturais. A mediação é da jornalista Luiza Fecarotta.

 

 

Saberes e práticas: iniciativas inspiradoras para a alimentação adequada e saudável
Este Painel apresenta ações inspiradoras que promovem e protegem saberes ligados à alimentação saudável. Com a participação da nutricionista Juliana Casemiro, do ecólogo Jerônimo Villas--Bôas, de Paula Johns, diretora da ACT Promoção da Saúde e de agricultor Venceslau Donizete de Souza, da Cooperacra.

 

 

Alimentação em favor da comida, do comer e da vida
Nesta conferência com o nutricionista e assessor da Organização Mundial de Saúde, Fábio Gomes e mediação do jornalista Carlos Henrique Carvalho, foram abordadas as alterações no padrão alimentar da população e políticas públicas de controle do excesso de peso e outras formas de má nutrição.

 

 

Promoção de sistemas alimentares saudáveis no Brasil e América Latina
Nesta Mesa com Elisabetta Recine, nutricionista e presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional entre 2017 e 2019 e Juan Carlos Morales González, médico e diretor executivo da Fian Colômbia, aborda as formas como Brasil e outros países da América Latina enfrentam as ameaças ao acesso à comida por parte da população.



** 

Artigos relacionados


Educação é práxis, comida é patrimônio, por Juliana Casemiro

Duplo desafio nos países da América Latina, por Elisabetta Recine

Ações para favorecer a comida, o comer e a vida, por Fábio Gomes

A alimentação e as metamorfoses do vínculo social, por Jean-Pierre Poulain

Desafios para a comida de verdade a partir da perspectiva do direito humano à alimentação, por Juan Carlos Morales González|

Como são feitas as escolhas alimentares hoje?, por Marle Alvarenga

Advocacy como arte de transformar o impossível em inevitável, por Paula Johns

Paisagem alimentar brasileira, por Paula Pinto e Silva

Um olhar íntimo a partir dos nossos sabores, por Rosa Wanda Diez-Garcia

Cooperativa e hortas urbanas, por Venceslau Donizete de Souza

 

**