Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Advocacy como arte de transformar o impossível em inevitável

Por Paula Johns*

A transição epidemiológica e o controle das doenças infecciosas fez com que a principal causa de mortalidade atual sejam as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), hoje responsáveis por aproximadamente 70% das mortes no Brasil, percentual alinhado com a tendência global.

As DCNT têm em comum quatro fatores de risco associados a hábitos e estilos de vida: tabagismo, consumo excessivo de álcool, sedentarismo e má alimentação. A obesidade e o sobrepeso crescem, no Brasil e no mundo, em proporções epidêmicas. Algo precisa ser feito para frear esse processo, melhorar a qualidade da nossa alimentação e, consequentemente, a nossa saúde e o nosso bem-estar.

Para que possamos alcançar uma alimentação adequada e saudável para todas as pessoas é de fundamental importância que possamos entender as dinâmicas e as relações de poder que perpassam os sistemas alimentares e que transformam e criam culturas e hábitos alimentares nocivos à saúde.

Para refletir um pouco sobre esses processos precisamos fazer algumas perguntas: Como se dá a precificação dos alimentos? Quais as relações de força que determinam as políticas adotadas pela sociedade? Como se dá a comercialização e o marketing de alimentos? Como são definidas as nossas escolhas alimentares? Qual o peso do ambiente em relação às escolhas individuais e à responsabilidade dos pais ou da família? Como regulamos o mercado? Quais os critérios que determinam o que é saudável ou não saudável no campo da alimentação e nutrição? O que é advocacy? Como incidir nas determinantes comerciais da saúde de forma que as escolhas saudáveis se tornem a escolha mais fácil?

São estas algumas das questões que serão abordadas no campo do advocacy em prol das ações regulatórias em alimentação e nutrição. 

 

* Paula Johns é Socióloga, Mestre em Inglês e Estudos do Desenvolvimento Internacional e graduada em Ciências Humanas pela Universidade de Roskilde, na Dinamarca. Co-fundadora e diretora da ACT Promoção da Saúde, antiga Aliança de Controle do Tabagismo, rede de organizações e profissionais voltada ao monitoramento e apoio de políticas públicas de promoção da saúde. É empreendedora social Ashoka, Conselheira Nacional de Saúde, membro do Conselho Diretor da Fundação Interamericana do Coração, membro do Conselho Diretor da NCD Alliance e integra o Comitê Gestor da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável. Ela foi uma das palestrantes do Seminário Internacional Conexão Comida. As gravações completas das mesas e conferências está disponível aqui