Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Cooperativa e hortas urbanas

Por Venceslau Donizete de Souza*

Com a missão de “exercer a cidadania por meio do acesso à terra, gerando empregos, resgatando o valor do trabalho no campo e promovendo a divisão dos benefícios”, a Cooperativa da Agricultura Familiar e Agroecológica (Cooperacra) foi fundada em 2008 em Americana (SP) entre agricultores que buscaram no cooperativismo uma forma possível de organização social, econômica e alimentar.

Responsável pelo plantio e colheita de mais de 30 espécies de legumes, frutas e hortaliças,tais como alface, chicória, abobrinha, cenoura, banana, inhame, manga, pimentas etc, a Cooperacra foi o primeiro órgão do Estado de São Paulo a ser reconhecido como produtor orgânico pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Atualmente, os produtos são comercializados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para a merenda escolar nos municípios de Santa Bárbara D’ Oeste, Americana e Nova Odessa. A Cooperacra também participa do Plano de Aquisição de Alimentos (PAA), atendendo a 24 entidades que terminam por beneficiar mais de 3.200 pessoas.

A história da Cooperacra remonta às origens do sistema de cooperativa na nossa região, formado a partir do êxodo rural decorrente da chamada “modernização conservadora” dos anos 1970. Essa modernização terminou por mecanizar a agricultura em larga escala, expandindo a monocultura e concentrando a renda em latifúndios, além de ter implantado o uso indiscriminado de agrotóxicos, desmontando as plantações de caráter familiar caracterizadas pela diversidade de produtos plantados que utilizam a tradição dos antepassados, como o conhecimento de plantio e o tratamento da terra.

Em termos sociais, esse êxodo representou a fuga das famílias para as grandes cidades industriais em busca de emprego. Todavia, muitas famílias não conseguiam a desejada colocação formal, o que culminou na formação de bolsões de miséria, favelas e subempregos, ao longo dos anos 1980. A migração forçada veio principalmente do Paraná em direção ao que hoje se denomina Região Metropolitana de Campinas, onde está inserida Americana (SP).

Quando as famílias chegaram à cidade, algumas foram trabalhar na indústria têxtil. Outras, porém, aproveitaram o fato de a prefeitura disponibilizar terrenos públicos vazios para a plantação de milho, abóbora, mandioca e hortaliças, e começaram a exercer sua vocação ligada ao cultivo da terra. Essa circunstância foi o início da ideia do que viria a ser a Cooperacra, que até hoje segue um caminho de lutas, sempre unindo pessoas que amam trabalhar com agricultura e promovendo a solidariedade entre elas.

 


*Venceslau Donizete de Souza é agricultor, Presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar e Agroecológica (Cooperacra), em Americana (SP). Técnico em Edificações desde 1986, Agricultor Rural Orgânico desde 1987. Conselheiro Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – Crsans Campinas (2017-2018). Presidente COMSEA – Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Americana (2015/2017). Presidente COMDER – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Nova Odessa (2011-2013). Ele foi um dos palestrantes do Seminário Internacional Conexão Comida. As gravações completas das mesas e conferências está disponível aqui