Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Cultura feita à mão

Manos del Uruguay, junho/18.
Manos del Uruguay, junho/18.

Um aposentado testa seu martelo antes de trabalhar com a madeira. Uma professora passa a linha na agulha de sua máquina para criar bichos de tecido. Essas duas ações são exemplos do reencontro do indivíduo com sua própria produção. Por meio dessas tarefas, essas pessoas se reencontram com o potencial criador de que são portadoras.

Na última década, a procura pelos fazeres manuais é sintoma de uma vontade disseminada de criar. Contra a ação meramente reprodutora, estimulada por certa educação tradicional e em postos de trabalho mundo afora, o que se vê é um retorno ao universo das manualidades. Fazem parte desse campo o movimento do faça-você-mesmo e a cultura maker (ou “dos fazedores”), que tem as tecnologias digitais como aliadas.  Atualmente, valendo-se das redes sociais, como o Pinterest, ou de tutoriais no YouTube, cada vez mais pessoas procuram confeccionar suas próprias roupas, seus móveis e até suas casas. Assim, a criação e a expressão, tradicionalmente identificadas com o “mundo da arte”, extravasam para todos os lugares da vida.

Nesse mês, como parte do FestA! - Festival de Aprender, que acontece em todas as unidades do Sesc São Paulo, o Sesc Bertioga propõe reflexões sobre a relação entre o trabalho artesanal e a criatividade.

A busca pelo produto feito à mão, cheio de identidade, com histórias e referências tem cada vez mais pautado o consumo contemporâneo. Artesãos e artistas buscam se aproximar e aprender novas formas de criação e expressão. Para aprendermos mais, o Sesc Bertioga traz alguns dos principais nomes da América Latina que discutem com a relação entre artesanato, design, artes e criação.

Nesse cenário, a arte e a cultura só têm a ganhar, pois trata-se da crescente transformação de indivíduos consumidores em indivíduos produtores de cultura. Trata-se, por fim, de enxergar que um simples bordado feito pelas mãos de uma professora ou que a marchetaria de um aposentado podem germinar um novo jeito de viver, ver e conhecer o mundo.

Chega mais, vamos fazer uma FestA! Em Bertioga, ela acontece entre os dias 15 e 17 de março.

Conheça alguns dos convidados e as atividades de que participam:

 

Design + artesanato: o caminho brasileiro

Com Adélia Borges

Design + Artesanato: o caminho brasileiro - Foto: Mariana Chama

Uma radiografia da revitalização recente do objeto artesanal brasileiro. Em comunidades espalhadas pelo país, iniciativas marcadas pelo empreendedorismo e pela inovação social trazem um novo impulso ao desenvolvimento sustentável local. A revitalização decorre da aproximação dos campos do design e do artesanato, atividades historicamente vistas como em oposição e que hoje se complementam em múltiplas interações.

Dia 15/3, sexta, às 19h30.

http://bit.ly/Design_Artesanato

http://www.adeliaborges.com

 

Criatividade e identidade artesanal

Com Rita Paiva

Criatividade e Identidade Artesanal. Foto: Divulgação

Rita Paiva, criadora da Revista Make,  aponta os principais caminhos para o processo criativo de quem trabalha com as mãos. Além disso, aborda a importância de se constituir identidade autoral na criação, apresentando um universo de referências que identificam o que difere um produto criativo de meras reproduções, muito comuns no universo do artesanato, e como a criatividade traz o diferencial para o trabalho dos artesãos.

Dia 16/3, sábado, às 11h.

http://bit.ly/Criatividade_Identidade

Insta: @paivarita

 

Artesãos, design e criação

Com Ana de Prado

Artesãos, Design e Criação. Foto: Guilherme Cunha

A artista nos apresenta Manos del Uruguay, que completa esse ano 50 anos como um dos mais importantes projetos latino-americanos que articula design e criação artesanal, incluindo também os artesãos, o trabalho em rede e em cooperativa. Os artesãos são os donos da empresa e os lucros da Manos são compartilhados entre as cooperativas ou reinvestidos na organização. As cooperativas têm fortes laços com as comunidades onde estão inseridas, já tendo trabalhado em parceria com grandes nomes do mundo da moda como Polo Ralph Lauren, Marc Jacobs e Stella McCartney.

Dia 16/3, sábado, às 16h.

http://bit.ly/ArtesãosDesignCriação

https://www.manos.com.uy

 

Artesanato Solidário - Criativos por tradição

Com Josiane Masson (ArteSol)

Artesanato Solidário - Criativos por Tradição. Foto: Divulgação

Josiane Masson é coordenadora geral da ArteSol - Artesanato Solidário, principal instituição que trabalha com a qualificação do trabalho artesanal de tradição.  Nesta palestra a artista aborda as especificidades do trabalho de qualificação de comunidades artesãs. Também trata sobre os projetos de apoio ao artesanato brasileiro, e ainda, da construção da Rede ArteSol e da loja Artiz, para abordar as possibilidades de comercialização do artesanato.

Dia 17/3, domingo, às 11h

http://bit.ly/Artesanato_Solidário

http://www.artesol.org.br/

Insta: @redeartesol

 

A alma dos objetos: design e artesania

Com Luján Cambariere

A Alma dos Objetos: Design e Artesania. Foto: Divulgação

A jornalista e pesquisadora argentina Luján Cambariere, autora dos conceituados livros "El alma de los objetos" e "Mastercraft", conduz uma discussão sobre a relação entre design e o fazer manual. Baseada na experiência de seu país, ela aborda os principais desafios da criação manual dos dias de hoje.

Para ela "o design pode ser tachado de frivolidade, no entanto, no sul do mundo, sem indústrias nem grandes tecnologias, o design ligado ao fazer artesanal, e junto a populações periféricas, pode se tranformar numa grande ferramenta de inclusão.

Dia 17/3, domingo, às 16h.

http://bit.ly/AAlmadosObjetos

https://www.lujancambariere.com/

Insta: @aticodelujancambariere
 

A programação completa do FestA!, os detalhes das inscrições, que iniciam às 14h do dia 14 de março, e outros conteúdos exclusivos estão disponíveis em: sescsp.org.br/festa.

#festanosesc :)