Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

México invade o Sesc Avenida Paulista na programação do FestA!

Altar de Día De Muertos | Foto Laura Martinez
Altar de Día De Muertos | Foto Laura Martinez

De 16 a 24 de março, o Sesc Avenida Paulista se conecta com o México dentro da programação do FestA – Festival do Aprender! , que acontece em diversas unidades e que celebra o prazer em aprender. Para esta edição, a Unidade escolheu o país como tema e exalta a cultura mexicana, a integração entre os povos e a diversidade cultural. São cursos, ateliês, instalações e oficinas gratuitas que acontecem em vários locais. A praça, localizada no térreo, recebe nos dias 16 e 17, o Altar de Día de Muertos, releitura de um dos mais tradicionais símbolos da cultura mexicana, que festeja o ciclo da vida e da morte, acompanhado de vivências para confecção de alguns de seus elementos tradicionais, com flores de papel, bandeirinhas, incensos, dentre outros. Como destaque, os mexicanos Jacobo e María Ángeles, construindo Alebrijes em Madeira; Eduardo Ver e Armando Gomez com o processo de criação em Xilogravura. Além dos cursos práticos de bordado Tenango, os teóricos de Arquitetura Mexicana e o de História das Autonomias Indígenas Mexicanas. Para algumas atividades é necessário realizar inscrição prévia ou retirar ingressos com meia hora de antecedência.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

ATELIÊS P/ FAMÍLIAS

CONSTRUÇÃO DE PIÑATA

Com Coletivo Laranja Azul

As Piñatas são uma tradição ibérica que se enraizou na cultura mexicana, e que se tornaram um símbolo de alegria, com suas cores e brincadeira em dias especiais. Nesta oficina os participantes brincarão e construirão piñatas em grupo, para descobrir que surpresas estão escondidas nelas e compartilhar seu processo de criação.

Quando: de 16 a 23 de março (sábado e domingo)

Horário: das 10h30 às 12h30 (dias 16 e 17) e das 14h30 às 16h30 (dia 23)

 

MÁSCARA DE LUCHADOR - LIGA JUNIOR

Com Ateliê Modestamente Revolucionário

Assim como os mais velhos os participantes irão criar seus alteregos Luchadores, as crianças também poderão fazer um desenho e realizar suas máscaras personalizadas usando papel colorido, EVA e outros materiais para enfeitar.

Quando: de 17 a 24 de março (domingo)

 

CURSOS

BORDADO TENANGO

Com Flávia Bomfim

Curso inspirado na técnica tradicional de bordado tenango, originária do centro do México. Serão abordados diversos aspectos dessa narrativa gráfica, usos cromáticos e significados simbólicos. O grupo irá confeccionar um trabalho têxtil inspirado nos desenhos tradicionais mexicanos com desenhos e símbolos selecionados pelo grupo.

Quando: de 19 a 22 de março (terça a sexta)

Horário: das 10h30 às 13h

 

GRAVURA EM LINÓLEO: TÉCNICAS DE GRAVURA MEXICANAS

Com Armando Gomez

Curso de introdução à gravura em matriz de linóleo inspirada em diversas tradições e vertentes da gravura mexicana. Todos poderão imprimir suas próprias matrizes e aprender a trabalhar com esta técnica de baixo custo, desenvolvendo seus projetos pessoais a partir do contato com as técnicas mexicanas.

Quando: de 19 a 22 de março (terça a sexta)

Horário: das 14h30 às 17h30

 

BORDADO PENSAMIENTO

Com Flávia Bomfim

Em Oaxaca, no sul do México, mais precisamente no povoado de San Antonio Castillo Velazco, mulheres preenchem os seus huipiles (mantos tradicionais) com pequenas flores bordadas. Essas flores recebem o nome de "pensamiento", que são as nossas conhecidas "amor perfeito". Neste curso, todos serão convidados a explorarem a técnica do bordado "pensamiento", elaborando suas próprias peças.

Quando: de 19 a 22 de março (terça a sexta)

Horário: das 14h30 às 17h30

 

TECELAGEM COM PADRONAGENS MEXICANAS

Com Eglair Quicolli

Curso de introdução à arte têxtil com ênfase nas padronagens mexicanas, resgatando técnicas ancestrais de entrelaçamentos de fios, uso de cor e símbolos. O participante aprenderá noções básicas de tecelagem, criação de formas geométricas, produção de franjas e acabamento.

Quando: de 19 a 22 de março (terça a sexta)

Horário: das 19h às 22h

 

ALEBRIJES: ANIMAIS FANTÁSTICOS DE MADEIRA

Com Jacobo e María Ángeles

Neste curso será ensinada a técnica para esculpir e pintar alebrijes, tradicionais esculturas em madeira do povoado de San Martin Tilcajete, do estado mexicano de Oaxaca. Os alebrijes são mesclas de diversos corpos de animais em apenas uma peça, e são reconhecidos por suas cores fortes e exuberantes.  

Quando: de 19 a 22 de março (terça a sexta)

Horário: das 19h às 22h

 

HISTÓRIA DAS AUTONOMIAS INDÍGENAS MEXICANAS CONTEMPORÂNEAS

Com Fábio Alcamino e Waldo Lao

A autonomia enquanto ação política é cada vez mais impulsionada pelos povos indígenas mexicanos. Visando fortalecer o controle político de seus territórios e o exercício concreto da autodeterminação, projetos políticos emancipatórios vêm se ampliando no país, especialmente após o levante zapatista de 1994 e a criação de municípios autônomos. Partindo de uma perspectiva histórica e socioterritorial, o objetivo do curso é traçar um panorama das experiências autonomistas protagonizadas atualmente pelos indígenas no México.

Quando: de 19 a 20 de março (terça a quarta)

Horário: das 19h às 22h

 

OLHARES SOBRE A ARTE E A ARQUITETURA NO MÉXICO DO SÉCULO XX

Com Eustáquio Ornelas Cota Jr. e Fabiana Fernandes Paiva dos Santos

Curso introdutório sobre as diversas frentes artísticas, culturais e políticas do México na primeira metade do século XX. Partindo do contexto das vanguardas artísticas, serão debatidos temas como o do muralismo, a relação entre arte e cidade e o desenvolvimento da linguagem arquitetônica no país. 

Quando: de 21 a 22 de março (quinta e sexta)

Horário: das 19h às 22h

 

A MENOR BANDA DE MARIACHIS DO MUNDO: DISPOSITIVO ELETRÔNICO MUSICAL

Com JP Salgado e Coletivo Sanga

Criação de pequeno dispositivo eletrônico, baseado na plataforma Arduino Nano, que reproduza sons e riffs musicais típicos das bandas de mariachi, permitindo que o usuário crie pequenas peças musicais ao mesmo tempo em que se envolve em todas as etapas necessárias para a criação do dispositivo.

Quando: de 19 a 22 de março (de terça a sexta)

Horário: das 10h às 13h

Inscrição: Vagas limitadas. Inscrições a partir das 14h do dia 14 de março no site sescsp.org.br/festa

 

ARQUITETURA MEXICANA: COR E ESPAÇO EM LUIS BARRAGÁN

Com Décio Otoni

Curso que faz um panorama da obra de Luis Barragán, maior nome da arquitetura moderna mexicana, conhecido pela coordenação harmônica entre cor e espaço em suas obras. Além de uma apresentação teórica da obra de Barragán, o curso também se propõe a introduzir os participantes ao mundo da arquitetura, a partir de exercícios práticos com maquetes, colagens e o software SketchUp.

Quando: de 19 a 22 de março (de terça a sexta)

Horário: das 10h às 13h

 

PADRONAGEM MEXICANA COM PROGRAMAÇÃO DIGITAL

Com Alexandre Villares

A partir de um estudo da padronagem têxtil mexicana, os participantes são convidados a criar seus próprios padrões a partir da utilização da linguagem de programação Processing, em um processo criativo que mistura padronagem e programação visual.

Quando: de 19 a 22 de março (de terça a sexta)

Horário: das 14h às 17h

 

DEMONSTRAÇÕES

XILOGRAVURA A PARTIR DA ICONOGRAFIA POPULAR MEXICANA

Com Eduardo Ver

Processo de criação aberto de matriz em xilogravura de grande formato, com inspiração na iconografia popular mexicana e nos trabalhos de José Guadalupe Posada, importante gravurista mexicano do século XX. Os participantes poderão acompanhar todos os processos de criação da matriz, bem como os processos de entintamento e impressão.

Quando: de 16 a 17 de março (sábado e domingo)

Horário: das 10h30 às 17h30

 

ESCULPINDO ALEBRIJES

Com Jacobo e Maria Angeles

Demonstração do processo artístico de criação dos alebrijes, tradicionais esculturas em madeira do povoado de San Martin Tilcajete, do estado mexicano de Oaxaca. Os alebrijes são mesclas de diversos corpos de animais em apenas uma peça, e são reconhecidos por suas cores fortes e exuberantes.  

Quando: de 16 a 17 de março (sábado e domingo)

Horário: das 11h às 14h e das 15h às 18h

 

PROCESSO DUPLO DE CRIAÇÃO XILOGRÁFICA

Com Eduardo Ver e Armando Gomez

Processo de criação aberto de matriz em xilogravura de grande formato, conduzido pelos xilogravuristas Eduardo Ver e Armando Gomez. Partindo de um mesmo tema, cada artista convidado criará uma matriz de gravura, demonstrando as diferenças nas técnicas, ferramentas e repertórios que cada um possui.

Quando: dia 23 de março (sábado)

Horário: das 10h às 17h30

 

INSTALAÇÕES

ALTAR DE DÍA DE MUERTOS

Com mediação de Dania Inayeh e Marcel Bertoldi.

Releitura dos tradicionais altares de "día de muertos" mexicanos, realizados todos os anos no dia 2 de novembro em celebração ao círculo infinito de morte e vida. Com mediação de Dania Inayeh e Marcel Bertoldi.

Quando: dias 16 e 17 de março (sábado e domingo)

Horário: das 10h às 19h

 

OFICINAS

MÁSCARA DE LUCHADOR COM COSTURA

Com Ateliê Modestamente Revolucionário

Os participantes irão criar seus alteregos Luchadores, desenhar um croqui e fazer suas máscaras personalizadas usando técnicas simples de modelagem e costura.

Quando: dia 16 de março (sábado)

Horário: das 10h30 às 13h e das 14h30 às 17h

 

PINTURA DE LOUÇA NO ESTILO TALAVERA

Com Cynthia Gyuru

A atividade trabalha duas técnicas, o decalque e a pintura de louça, tendo como mote o estilo Talavera. Serão apresentadas referências de trabalhos dessa linha e a partir do repertório individual de cada aluno e da livre expressão, serão criadas peças autorais.

Quando: dias 16 e 17 de março (sábado e domingo)

Horário: das 10h30 às 17h30

 

EXPERIMENTOS DE BORDADO MEXICANO

Com Flávia Bomfim

Neste curso de um dia serão apresentadas duas técnicas do bordado mexicano: o bordado "Pensamiento", do povoado de San Antonio Castillo Velazco, no estado de Oaxaca; e o bordado "Tenango", da região central do país. 

Quando: dia 23 de março (sábado)

Horário: das 10h30 às 17h30

 

VIVÊNCIA

ARTE HUICHOL COM MIÇANGAS

Com Fernanda Salvini

Todos serão convidados a participar na elaboração de uma grande tela inspirada nas tradições da arte huichole, grupo indígena do norte do México que trabalha com a aplicação de miçangas coloridas em diferentes suportes. As cores e figuras estarão disponíveis para inspirar a vivência nesse mundo "desconhecido". A origem da arte huichol remonta aos tempos ancestrais, quando os xamãs ou sacerdotes da comunidade criaram figuras que representavam divindades e animais sagrados. Essa atmosfera mágica e cósmica foi preservada ao longo do tempo.

Quando: dias 16 e 17 de março (sábado e domingo)

Horário: das 10h30 às 13h30 e das 14h30 às 17h30

 

ALTAR DE DÍA DE MUERTOS: BANDEIRINHAS DE PAPEL PICADO

Com Ariádine Menezes

Inspirado no papel picado, tradicional arte mexicana de recorte manual em papel, a vivência propõe o desenvolvimento de bandeirinhas temáticas. Serão apresentados 8 modelos diferentes pré desenhados e vincados que os participantes poderão escolher e recortar, utilizando dobraduras e tesoura, com a ajuda das ministrantes.

Quando: de 16 a 23 de março (sábado e domingo)

Horário: das 10h30 às 13h30 e das 14h30 às 17h30

 

ALTAR DE DÍA DE MUERTOS: FLORES E BORBOLETAS DE PAPEL

Com Vera Campaner                                    

O público será convidado a confeccionar borboletas e flores de papel, inspiradas nas tradições mexicanas do "día de muertos", e utilizadas para decorar os altares que são confeccionados para esta celebração.

Quando: dias 16 e 17 de março (sábado e domingo)

Horário: das 11h às 14h e das 15h às 18h

 

ALTAR DE DÍA DE MUERTOS: CAVEIRAS DE PAPEL

Com Juliana Bollini

Nesta vivência os visitantes serão convidados a forrar e decorar suas próprias caveiras de isopor, a partir de materiais e técnicas inspiradas nas tradicionais caveiras, espalhadas nos mais diversos cantos do México. Depois de forrar as peças com papel, todos poderão enfeitá-las com diversos materiais.

Quando: dias 16 e 17 de março (sábado e domingo)

Horário: das 11h às 14h e das 15h às 18h

 

ALTAR DE DÍA DE MUERTOS: INCENSO ARTESANAL

Com Simone Spilborghs

Vivência sobre o uso prático de ervas aromáticas para a elaboração de incensos artesanais, considerando suas propriedades a partir do conhecimento popular tradicional. Com uma abordagem prática, os participantes irão produzir incensos, além de conhecer diferentes ervas e flores. Ao final, cada um levará para casa os incensos que serão produzidos durante a oficina.

Quando: dias 16 e 17 de março (sábado e domingo)

Horário: das 11h30 às 14h30 e das 15h30 às 18h30

 

ESTAMPARIA OTOMI

Com André Fernandes, do Quiosco Cultural

Vivência que apresenta ao público a estamparia do povo Otomi, conhecida por retratar a fauna e flora regional com padrões em cores vivas e com técnicas que são passadas de geração em geração dentro das famílias. Serão apresentadas três técnicas e tipos de padrões durante a atividade.

Quando: dia 24 de março (domingo)

Horário: das 10h30 às 13h e das 14h30 às 17h