Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Um degrau de cada vez - faça o seu dia mais ativo

Realizado na Europa desde 2015, o evento chega a sua segunda edição no Brasil.
Realizado na Europa desde 2015, o evento chega a sua segunda edição no Brasil.

Quer sentir mais disposição e de quebra fazer um exercício físico que consome calorias e melhora sua capacidade cardiovascular? Use as escadas!

Trocar elevadores por escadas é uma maneira simples de tornar o seu dia mais ativo. Subir escadas pode representar um gasto de 14 calorias por minuto. Parece pouco? Exercícios populares como o passeio de bicicleta e a caminhada consomem aproximadamente 5 calorias por minuto, assim subir três lances de escadas equivale a 10 minutos de caminhada moderada. Além disso, o uso das escadas não requer condicionamento físico de atleta ou algum equipamento especial, é uma prática sustentável, simples e democrática.

Pensando nisso, o Sesc São Paulo e a ISCA (International Sport and Culture Association) vão promover em 24 de abril a segunda edição do Dia Sem Elevador (No Elevators Day). Realizado na Europa desde 2015, o evento tem como objetivo motivar as pessoas a utilizarem escadas e rampas ao invés de elevadores em sua rotina.

Nessa edição, 15 unidades do Sesc oferecerão ações da campanha em uma programação variada, que contará com atividades práticas como treinos abertos utilizando a escada como equipamento esportivo, Corridas Verticais pelos andares das unidades, ações de comunicação visual, intervenções artísticas e palestras que incentivam o adotar de hábitos simples e saudáveis.

Algumas instituições parceiras também promoverão atividades em seus espaços, entre elas vale destacar o Instituto Corrida Amiga, o Grupo Amigos Runners, o Instituto Cicloativo do Brasil, a associação Ginasta do futuro, a Consultoria Grupo Real e o São Paulo F.C.

Maria Luiza Souza Dias, gerente da Gerência de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc em São Paulo, nos conta sobre a relevância do Dia Sem Elevador e como isso influencia em suas ações diárias.

“Pequenas mudanças de hábito podem ser o primeiro passo para a adoção de uma rotina mais ativa, contribuindo assim para uma vida mais saudável.” 

Participe e compartilhe sua experiência com as hashtags #NoElevatorsDay e #DiaSemElevador.