Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Culinária refrescante para crianças e adultos

Ilustrações: Veridiana Scarpelli
Ilustrações: Veridiana Scarpelli

A oficina Receitas de Verão para Pequeninos ensina opções de alimentos que são fáceis de preparar e que ajudam a manter a hidratação das crianças e dos adultos nos dias quentes.

Na atividade, que ocorre às sextas, de 15 a 29 de março, a equipe de nutrição do Sesc Avenida Paulista mostra novas ideias, possíveis de reproduzi-las em casa. Quem não pode participar também pode preparar as receitas abaixo.


GELADINHO DE COCO

- 1 vidro de leite
- 300ml de água de coco
- 100g de coco ralado úmido e adoçado

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea (bem batida). Se preferir, adoce a mistura. Coloque a mistura nos saquinhos com a ajuda de um funil e, depois, amarre a ponta. Cuidado para não deixar vazar. Depois, coloque os saquinhos no congelador. Aguarde até endurecer.


GELADINHO TRANSPARENTE COM FRUTAS

- 1 litro de água de coco
- 1/2 xícara (chá) de açúcar orgânico cristal
- 500g de frutas picadas (kiwi, morango, abacaxi e uva)

Com as frutas picadas, o primeiro passo é ajeitar os pedaços nos saquinhos. Adoce a água de coco, se achar necessário. Isso porque, quando congelados, os alimentos perdem parte da doçura. Usando um funil, complete os saquinhos com a água de coco. Feche bem e coloque-os no congelador por 3 horas.
        CREME DE BANANA COM MORANGO

- 4 bananas nanicas maduras
- Suco de 1 limão
- 250g de morango
- 1 pote de iogurte natural

Pique as bananas descascadas em rodelas e os morangos já lavados em pedaços. Coloque tudo para congelar. Bata no processador as frutas congeladas, o suco do limão e o iogurte natural, até virar um creme bonito e lisinho. Pronto!

CREME DE MANGA COM HORTELÃ

- 1 manga Tommy picada em cubos
- Folhas de hortelã
- Suco de 1 laranja-pera

Macere duas folhinhas de hortelã e esprema a laranja-pera por cima. Coe o líquido. Num liquidificador, bata a manga com esse suco de laranja e outras duas folhas de hortelã. Leve a mistura ao congelador por 1h, até congelar. Ao tirar, faça uma raspadinha e decore com hortelã.

PICOLÉ DE AÇAÍ

- 200g de polpa de açaí com xarope de guaraná
- 100ml de água
- 2 bananas

Bata todos os ingredientes em um processador até tudo ficar bem misturado. Coloque a mistura em forminhas de picolé. Quando a mistura estiver um pouco rígida no congelador, espete os palitinhos e deixe-os até estiverem bem firmes.

PICOLÉ DE ROMEU E JULIETA

- 4 goiabas vermelhas bem maduras
- 100g de cream cheese
- 100g de leite condensado
- 100g de creme de leite fresco

Bata todos os ingredientes em um processador até ficarem bem misturados. Coloque em forminhas de picolé e depois no congelador. Espere pelo menos 3h.

                    

                    

Veja material complementar da atividade aqui: