Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Obsessão: FestA!

O Sesc São Paulo realiza, o FestA! – Festival de Aprender em todas as unidades da capital, interior e litoral. A programação, que propõe uma celebração do fazer criativo e da experimentação, é composta por oficinas, ateliês para a família, bate-papos, feiras, vivências e demonstrações artísticas gratuitas e acessíveis a todos os públicos.

O FestA! é aquele momento do ano em que o Sesc, com ainda mais vivacidade, se reafirma como lugar de aprender. O festival é ainda o momento de novas experimentações no campo das artes visuais e das tecnologias, de convite a novos artistas, de novos formatos e ideias, dando continuidade à programação regular de desenvolvimento artístico.

Na unidade de Santo André, o ponto de partida do FestA! é a ideia de que toda forma de expressão artística revela algum tipo de recorrência, uma obsessão sobre algum tema, técnica ou característica que singulariza o trabalho de diferentes artistas. A programação do FestA! no Sesc Santo André, que acontece do dia 19 a 24 de março, exalta as obsessões dos artistas participantes deste ano e como elas norteiam suas produções.

Assim, convidamos alguns artistas a uma autorreflexão sobre suas obsessões e recorrências e eles nos responderam através dos vídeos abaixo. Confira como foi o bate-papo:


Ricardo Hantzschel | Obsessão: sal na fotografia

Ricardo Hantzschel se dedica com recorrência a ensaios e pesquisas visuais que o levam à lugares, pessoas e situações que dificilmente incorporaria a sua vida sem a mediação da câmera fotográfica, seja digital, analógica ou artesanal (pinhole).

 

Anne Galante | Obsessão: produção consciente



Anne Galante, viciada em técnicas têxteis artesanais, tem mania de grandeza. Ela tece um tricô gigantesco com agulhas de 2 metros para a performance "Handmade Dreams" e já cobriu dois lados de um prédio com crochê. O sonho dela é jamais deixar essas técnicas.

 

Anderson Volcov | Obsessão: Impressora 3D

A fascinação de criar sempre foi um desejo e uma obsessão. A obsessão de criar desde sons invisíveis que emocionam até objetos 3D que inspiram e cativam tem sido o foco de Anderson Volcov ao longo dos anos com a impressão 3D e música, produzindo ações, tecnologia e inspiração para um mundo melhor.

 

Além destes destaques, a 3ª edição do FestA! traz diferentes oficinas, cursos, técnicas, intervenções, artistas e suas obsessões. Confecção de mini estufas geodésicas, com Adriano Calsone; construção de autômato, com Eduardo Salzane; batalha de robôs artistas, com Roberto Stelzer; bordadinho eletrônico, com Fábio Souza; criação de adereços artísticos, com Wellington Mendes, entre diversas outras atividades que integram a programação do Festival do Aprender no Sesc Santo André.