Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Pratos contemporâneos com influência judaica são apresentados no Chef Convida, do Sesc 24 de Maio

Foto: Alberto S. Cerri
Foto: Alberto S. Cerri

Banqueteira Mônica Dajcz é a  convidada da vez no projeto

A culinária brasileira contemporânea com pitadas judaicas toma conta do Chef Convida, do Sesc 24 de Maio, nos dias 22, 23 e 24 de março. A chef Mônica Dajcz apresenta ao público alguns pratos e quitutes que a tornaram conhecida como grande banqueteira (responsável por elaborar banquetes). Haverá preparações especiais nas cafeterias, na comedoria e bate-papo com a chef.

Em frente à cozinha em que Mônica e os funcionários preparam os pratos encomendados, no bairro da Barra Funda, em São Paulo, foi aberto um restô, pequeno restaurante que serve almoço de segunda a sexta. É o Casa Mônica Dajcz Gastronomia.

Lá o público percebe as características do trabalho da anfitriã. Com pratos saborosos e bem apresentados, o ambiente também é acolhedor aos visitantes. “O prazer de cozinha é quando você entrega e vê a reação da pessoa saboreando aquele prato e sentindo a experiência de ver o prato, a montagem dele, o lugar onde ela está... Acho que tudo é uma combinação e eu acredito nisso porque é o que eu sinto e o que eu quero que o meu cliente sinta também”, afirma.

As comidinhas diferentes estreiam dia 22 de março (sexta), às 16h30, nas cafeterias do foyer do teatro (1º subsolo) e jardim da piscina (11º andar), com destaque para o sanduíche de pastrame, ricota, beterraba e espinafre no pão artesanal, e vareniques de batatas com franguinho marrom. No sábado, dia 23, as cafeterias funcionam das 11h às 21h, e no domingo, das 11h às 18h.


(Foto: Alberto S. Cerri)
 

Dajcz estudou gastronomia numa época em que não existiam faculdades especializadas no país. A solução foi aprender na prática com grandes chefs, como Emmanuel Bassoleil, Claude Troisgros e Laurent Suaudeau. “Com o Laurent estudei a pura gastronomia francesa, com várias técnicas, e consegui trazer um pouco do meu conhecimento da cozinha judaica com essas técnicas”, explica Mônica, que é de família judaica se encantava com as delícias que sua avó e sua tia preparavam quando ela era criança.
 

No almoço de domingo, dia 24, a partir das 11h30, essas diferentes influências podem ser sentidas no cardápio, que conta com nhoque de batata doce recheado com gorgonzola e molho de alho-poró, crumble de maçã-verde com amêndoas e acompanhamento de creme inglês de flor de laranjeira.

Às 16h a chef sobe ao 11º andar para conversar com o público sobre sua trajetória e tirar dúvidas sobre pratos para fechar o fim de semana especial. Venha participar!