Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Discoteca Oneyda Alvarenga


Centro Cultural São Paulo. Foto: João Silva
 

A história musical do Brasil está na ponta de uma agulha. Episódios, protagonistas e enredos que curiosos, pesquisadores e frequentadores consultam na Discoteca Oneyda Alvarenga, localizada na capital paulista. Considerado um dos mais importantes acervos especializados em música do mundo, o espaço preserva, e leva ao alcance do público, diversos gêneros musicais em discos de 78 e 33 rotações por minuto. Somam-se ainda livros de música, uma hemeroteca e mais de 60 mil partituras.

Desde 1987, a discoteca faz parte da estrutura do Centro Cultural São Paulo (CCSP), na Zona Sul da cidade, abrigando um acervo criado há 84 anos pelo escritor, musicólogo e pesquisador Mário de Andrade (1893-1945), quando foi chefe do Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo. Reconhecida, a princípio, como Discoteca Pública Municipal, ela já esteve instalada em locais distintos da cidade, como o Theatro Municipal, a Associação Paulista de Medicina e até mesmo em uma sala fechada no bairro da Lapa. Até que, em 1982, o recém-inaugurado CCSP incorporou o acervo, rebatizando-o com o nome da primeira diretora da discoteca: Oneyda Alvarenga.

Pupila e maestra

Musicista e etnógrafa, a mineira Oneyda Alvarenga (1911-1984) mudou-se para São Paulo para dar continuidade aos estudos de música aos 19 anos de idade. Foi no Conservatório Dramático e Musical, na década de 1930, que ela teve aulas de piano com ninguém menos que Mário de Andrade. Influência decisiva tanto para a formação cultural, quanto para a carreira de Oneyda.

Durante o período em que esteve à frente da Discoteca Pública Municipal, como diretora, Oneyda dedicou grande parte do tempo ao Acervo da Missão de Pesquisas Folclóricas, com a catalogação dos objetos, registros sonoros e publicações, bem como do Catálogo Ilustrado do Museu Folclórico. Um compromisso herdado em carta-testamento do amigo e mestre assim que Mário de Andrade morreu. Oneyda permaneceu à frente da Discoteca Pública Municipal até sua aposentadoria. Hoje ela é conhecida e reconhecida por milhares de visitantes que puderam ter contato com o lado A e o lado B de vinis que preservam a memória brasileira.

Fonte: centrocultural.sp.gov.br/discoteca

Serviço

Discoteca Oneyda Alvarenga

Local: Centro Cultural São Paulo

Rua Vergueiro, 1000 –ß Paraíso (metrô Vergueiro)

Horário: Terça a sexta, das 10h às 20h; sábados e domingos, das 10h às 18h (fechada em feriados e pontos facultativos)

Informações: (11) 3397-4002

 

revistae | instagram