Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Penso, logo assisto

Cena do filme O Começo da Vida.
Cena do filme O Começo da Vida.

A vida, a saúde e o bem-estar são temas constantes nas artes, principalmente no cinema. Para além da ficção, os documentários são pontos de partida para discussões sobre esses temas. Inspire-se em alguns deles.

 

EU MAIOR

(Brasil, 2013, 1h 30m)

Prepare-se para um mergulho poético em questões existenciais. O filme traz 30 entrevistas com diferentes personalidades sobre autoconhecimento e a busca pela felicidade. A monja budista Coen, o filósofo Mario Sergio Cortella, o físico Marcelo Gleiser e tantas outras pessoas refletem sobre o sentido da vida e o que é ser humano nos dias de hoje. O documentário está disponível na internet, assim como as entrevistas na íntegra.

 

 

HUMANO - UMA VIAGEM PELA VIDA

(França, 2015, 3h 8m)

O que nos torna humanos? O cineasta e ativista ambiental francês Yann Arthus-Bertrand levou esse questionamento para mais de 2 mil pessoas ao redor do mundo. O resultado é uma obra sensível e delicada com depoimentos de celebridades, governantes, moradores de favelas, pessoas em situação de vulnerabilidade social, entre outros. O documentário tem uma versão longa, feita para o cinema, com 3 horas e 8 minutos, mas também pode ser visto em três partes na internet.

 

 

HEAL - O PODER DA MENTE

(EUA, 2017, 1h 46m)

O nosso corpo tem a capacidade de se regenerar e curar doenças, na mesma medida em que pode se destruir e causar problemas de saúde. Neste documentário, a atriz norte-americana Kelly Noonan Gores vai em busca de respostas e explicações científicas para a cura de doenças de maneira natural. A partir de histórias reais de pessoas com doenças graves e crônicas, o filme mostra como o estresse e as emoções reprimidas podem prejudicar o nosso organismo. E também como podemos encontrar o poder de cura dentro de nós.

 

 

O COMEÇO DA VIDA

(Brasil, 2016, 2h)

A descrição do site oficial diz que “O desenvolvimento de todos os seres humanos encontra-se na combinação da genética com a qualidade das relações que desenvolvemos e do ambiente em que estamos inseridos”. O documentário, que virou também uma série e está disponível na internet, mostra a importância dos cuidados¿na primeira infância como agentes transformadores da sociedade, seja em termos de bem-estar, felicidade, saúde e convivência.

 

 

ALIVE INSIDE

(EUA, 2014, 1h 18m)

A música tem o poder de mexer com¿o nosso cérebro de maneiras que ainda não são totalmente compreendidas por cientistas e especialistas de todo o mundo. No documentário, que ganhou o prêmio de audiência no Festival de Sundance, são mostradas experiências que usam a música no combate¿da perda de memória, depressão e outras enfermidades, com efeitos extraordinários na busca pela saúde e qualidade de vida das pessoas.

**
Inspira - Ações para uma vida saudável acontece durante o mês de abril em todas as unidades do Sesc. Acesse sescsp.org.br/inspira, conheça a programação completa e inspire-se!