Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Território Indígena

Ailton Krenak / Foto: Karla Priscila
Ailton Krenak / Foto: Karla Priscila

“Demarcar uma terra é lembrar quem nós somos, lembrar onde nós estamos”. Ailton Krenak

Segundo informações do Instituto Socioambiental – ISA, estima-se que atualmente vivam mais de 5 mil povos indígenas em nosso planeta, somando-se uma média de 370 milhões de pessoas. De acordo com o censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, aqui no Brasil, vivem cerca de 305 etnias, falantes de mais 274 línguas e dialetos.

São povos com línguas, hábitos e características físicas bem diferentes uns dos outros e que estabelecem relações variáveis com seus respectivos territórios, tendo em vista uma série de fatores históricos e culturais. Apesar de tal diversidade, entre todos esses grupos, o território é o fator vital e indispensável para a existência e atualização de seus modos de ser e de bem-viver.

Com o propósito de reafirmar a construção de uma sociedade cada vez mais consciente de sua heterogeneidade, o Sesc São Paulo apresenta o Abril Indígena, que, este ano, traz como assunto principal a luta dos povos indígenas por seus territórios, a fim de promover o respeito à diferença.

Por meio de rodas de conversa, manifestações culturais, apresentações artísticas, oficinas e momentos de convivência, esta iniciativa busca não somente possibilitar que público tenha contato com a alteridade e a diversidade relativas a diversos povos, mas, principalmente, perceba os indígenas como ativos cidadãos brasileiros, potentes defensores de direitos que visam à construção de uma sociedade mais equitativa, democrática e humana.

Ailton Krenak, líder indígena, ambientalista, escritor brasileiro, conversou com a Revista E online e fala sobre a importância da demarcação de terras para os povos indígenas. Confira:

>> Conheça toda a programação do Abril Indígena aqui.