Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Compartilhar ideias, conectar pessoas

Idosos criam conteúdos no Festival da Integração | Foto: Matheus José Maria
Idosos criam conteúdos no Festival da Integração | Foto: Matheus José Maria

Compartilhar saberes, histórias, ideias, objetos, tempo, atenção, carinho, sorrisos, experiências... Compartilhar a si...

Esse é o primeiro passo para se abrir aos relacionamentos com outras pessoas. Afinal, compartilhar envolve sempre a intervenção entre dois ou mais indivíduos, envolve emoções, envolve sentimentos. Quando compartilhamos doamos algo de nós a alguém, e como isso pode nos fazer bem!

Foi compartilhando que os idosos abriram as atividades do Festival da Integração de 2019.

Depois de compartir foi a hora de se conectar. Seus corpos foram instrumentos, suas vozes, cada uma no seu tom, juntaram e formaram um mesmo som. Por meio da música houve uma conexão e o que era individual, devagarzinho, tornou-se coletivo.

Assim foi o segundo dia da atividade que norteava o festival, uma criação conjunta de uma tecnologia social e analógica musical.

No terceiro dia eles se prepararam para criar. Depois de alguns ensaios, todos ficaram a postos. Celulares em posições horizontais registraram poesias, músicas, danças, performances, frases e poses para fotografias. E desta vez a criação coletiva foi com a ajuda da tecnologia digital, que tá aí, também, para auxiliar nas relações e socialização.

No último dia, o encerramento uniu quase todos os 700 idosos participantes. Lá puderam assistir seus vídeos conectados num grande telão, conhecer outras pessoas, trocar entre si e curtir um samba de roda com o grupo Encontro de Bambas.

Com o tema Compartilhar Ideias, Conectar Pessoas o Festival da Integração, além de incentivar os idosos a serem protagonistas do compartilhar, conectar e criar, durante 5 dias, no Sesc Bertioga, trouxe atividades lúdicas e reflexivas permeadas na arte e expressão, corpo e movimento e sociedade e cidadania. Buscou, ainda, estabelecer relações significativas considerando as tecnologias digitais e analógicas.

Veja como ficou o vídeo final, produzido pelos idosos e educadores do Sesc. E se você tem mais de 60 anos não perca o prazo da próxima inscrição no segundo semestre! Ah! Você tem menos de 60? Então compartilha essa informação com quem tem mais =)