Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

A pulsante Guarulhos

A segunda cidade mais populosa do Estado de São Paulo ganha, a partir deste mês, sua unidade do Sesc. Guarulhos é um dos municípios da Grande São Paulo. Vizinho da capital paulista, é conhecido por abrigar um aeroporto internacional, mas sua contribuição para a economia, para a história e para a cultura vai muito além de sua vocação como ponto de pousos e decolagens. Fundada em 1560, Guarulhos já foi entreposto de tropeiros e sertanistas; passou pelas atividades da agricultura e da mineração; viveu da olaria; e, já no século 20, abrigou migrantes das regiões Norte e Nordeste. Com mais de 1,3 milhão de habitantes, Guarulhos tem construído sua identidade pautando-se na diversidade e na pulsação dos grandes centros urbanos, como mostra reportagem desta edição da Revista E.

Em outro destaque desta edição, na Entrevista, a pesquisadora Adélia Borges fala sobre o avanço do artesanato e das artes manuais no Brasil.

Em Encontro, a jornalista Fabíola Cidral fala sobre as peculiaridades das metrópoles – em especial, de São Paulo, foco de seu trabalho. Fotos da exposição Dorminhocos, de Pierre Verger, em cartaz no Sesc Santo André, ilustram a Gráfica. Boa leitura!
 

Danilo Santos de Miranda,

Diretor do Sesc São Paulo

revistae | instagram