Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Cuidar – um documentário sobre medicina humanizada no Brasil

Foto: Matheus José Maria
Foto: Matheus José Maria

Texto: Jair de Souza Moreira Júnior

 

Para exercer um trabalho na área de saúde é necessário um aperfeiçoamento técnico contínuo que possibilite ao profissional um desempenho mais adequado e que cause o menor sofrimento possível aos pacientes durante o processo de cuidado. Não fugindo a essa necessidade, como profissional da área de saúde, em toda a minha trajetória procurei me aperfeiçoar tecnicamente com o propósito de desempenhar um trabalho melhor nesta instituição, o Sesc.

Neste rumo, participei de uma disciplina durante o curso de mestrado, em 2003, onde me deparei com uma atividade em que me foi apresentada a Organização Não Governamental (ONG) Imagemágica, uma instituição que utiliza a fotografia como estímulo para transformação social, educacional e cultural, funcionando como instrumento terapêutico por meio de oficinas para crianças hospitalizadas e equipes de saúde.

Essa atividade me marcou bastante porque usava uma nova abordagem para discutir a temática da saúde, utilizando a máquina fotográfica como ferramenta para dialogar com os participantes sobre os diversos panoramas que compõem a sua realidade e, assim, possibilitar uma maior apropriação da questão, dialogando com a proposta de trabalho do Sesc, em que arte e cultura, por meio de diversas linguagens artísticas, ampliam o interesse do público participante.

Em um dos trabalhos da ONG Imagemágica, na carona do projeto Humanizando Relações – que percorreu 14 locais pelo Brasil –, seu fundador e fotógrafo, André François, já mergulhado no tema “cuidar”, documentou a medicina humanizada no país, se deparando com alguns desafios, entre eles se aproximar das pessoas fragilizadas pela doença sem gerar desconforto.

Com o tempo, à medida que o trabalho avançava, o fotógrafo percebeu que a câmera trazia conforto tanto aos doentes quanto aos profissionais de saúde. A fotografia funcionava além do registro, sendo uma mediadora entre dois olhares – o que é captado pela foto e o que se vê. Conforme afirma o autor: “Para mim, ser fotógrafo não é o fim, é o meio”.

O processo se encarregou de determinar um filtro. Segundo François, o cuidar foi se definindo em cada imagem, em cada gesto, agregando dignidade àquelas pessoas tão vulneráveis, sem acesso a outros serviços. O resultado deste surpreendente trabalho pode ser visto no livro Cuidar – um documentário sobre a medicina humanizada no Brasil, uma publicação na qual cada imagem pode sintetizar práticas de cuidado humanizado que valorizam o contexto social e a realidade das pessoas envolvidas.

No livro fica claro a importância da humanização nas práticas de cuidado, momento em que o profissional de saúde valoriza as particularidades da população atendida sem deixar de lado a dimensão social do processo de adoecimento.

Quando debatemos o aspecto da humanização para atualização das práticas de saúde e cuidado, não podemos negar a importância da evolução científico-tecnológica, mas precisamos observar atentamente os valores humanistas de atenção à saúde associados à felicidade dos indivíduos. Ao mesmo tempo em que experimentam um evidente desenvolvimento científico e tecnológico, as práticas de saúde e consequentemente de cuidado vêm enfrentando uma crise em sua continuidade, o que torna compreensível o surgimento de diversas propostas para sua reconstrução, considerando diversos aspectos, tais como integralidade, promoção da saúde, humanização, entre outros.

Para superar os desafios impostos pela complexidade das questões relacionadas à humanização das práticas de saúde e do cuidado, é preciso continuar a problematizar a natureza sociológica que impossibilita uma comunicação simétrica e transparente entre os sujeitos nesse campo. Ao longo de seu trabalho, ao contrário do que imaginava, o fotógrafo percebeu que a humanização está em pequenas atitudes do cotidiano. “Saber o nome do paciente, perguntar se a mãe está bem ou tentar entender o contexto familiar da pessoa internada são atitudes pequenas, mas poderosas e criativas, que constituem a verdadeira humanização”, afirma.

As práticas do cuidado envolvem ações pragmáticas que buscam respostas efetivas às doenças, porém sob uma ótica ampliada e compartilhada, que respeita a cultura e a subjetividade de quem é cuidado, contando com a participação de atores formais e não formais, ressaltando uma permanente reflexão sobre a origem da ação que se efetiva com o objetivo de desenvolver uma prática emancipadora, que visa à autonomia do sujeito.

Nessa perspectiva, quando pensamos no cuidado do idoso, um grupo que tem crescido cada vez mais em todo mundo e que possui uma parcela de indivíduos fragilizada e dependente, compreender qual a percepção que o cuidador tem a respeito de suas vivências e de seu vínculo com o idoso se torna muito importante.

O cuidado se dá em uma relação na qual a subjetividade do outro é levada em conta, necessitando para isso que a interação entre os sujeitos seja respeitada e que os cuidadores possam aprender a lidar com seu próprio processo de envelhecimento e com os fatores estressantes ligados à sobrecarga do trabalho.

Além do registro do cuidar em hospitais e outros espaços, o autor percebeu a importância de cuidar dos cuidadores: “As equipes de saúde necessitam de cuidados tanto quanto os pacientes e seus familiares”.

Para grande parte dos cuidadores, cuidar do idoso significa lhes “proporcionar bem-estar”, auxiliando nas atividades que eles não conseguem fazer sozinhos, proporcionando, assim, uma sensação de conforto e suprindo as necessidades do idoso. Na montagem do documentário Cuidar, cenas fortes, porém escolhidas com delicadeza, tornaram as histórias daquelas pessoas mais vivas, dando sentido ao fotógrafo como um construtor de pontes: “O construtor de pontes tem de pesquisar muito. Tem de ver o solo, o céu, sentir o vento e principalmente conhecer os povos que vão utilizar a ponte”, explica François.

O fotógrafo, para o autor, nunca chega a um local sabendo como vai construir aquela ponte – cada ponte é uma realização única. Por isso, ele acredita que o livro é só o começo de novos pensares a respeito da verdadeira humanização.

Assim, concordando com a afirmação de François, para adentrar no universo do cuidar não é preciso avental nem máscara, basta vestir seus olhos com delicadeza.

Cuidar é servir; é oferecer ao outro, em forma de serviço, o resultado de nossos talentos, prepa- ro e escolhas. Servir é, simultaneamente, ajudar ao outro e manifestar-se pelo que há de melhor em si. É expor-se ao mundo com habilidades as quais, na direção do outro, se transformam em ações que falam de nós. E é muito bom falar de nós mesmos quando estamos praticando cuidados, pra- ticando gestos de amor. O vocabulário do amor é sempre simples, todos os verbetes aplicam-se tan- to ao masculino quanto ao feminino, às crianças e aos idosos, aos tranquilos, aos que sofrem... Por isso o cuidador precisa amar. Paes, M. J.