Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Curta o Mundial de Futebol Feminino nas unidades do Sesc

Ilustração do Projeto
Ilustração do Projeto "França 2019: O Campo Agora é Delas!" da programação do Sesc Pinheiros.

Entramos no clima da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2019 e para você ir além de assistir aos jogos, uma programação diversa vai rolar nas unidades do Sesc São Paulo. Você pode participar de bate-papos com atletas, jornalistas, comentaristas e narradoras, trocar figurinhas do seu álbum, aprender mais sobre futebol feminino e também entrar em campo e praticar este esporte que é paixão nacional. Veja o que te espera:

Torça com a gente

Na televisão aberta brasileira pela primeira vez serão transmitidos os jogos do mundial feminino e também será possível assistir as partidas pela televisão a cabo, mas temos um convite especial para você. Que tal torcer com a gente nas unidades do Sesc?

Dá pra aproveitar o horário do almoço ou do lanche da tarde para assistir em uma unidade mais próxima de você, evitar o congestionamento do trânsito e reunir sua turma para torcer junto! Algumas unidades terão a participação de jornalistas e comentaristas, como Itaquera que reunirá a cada dia duas jornalistas que dialogam sobre futebol e aspectos socioculturais dos países envolvidos nos jogos da Copa. Entre as participantes estarão Elaine Trevisan, Camilla Garcia, Nathalia Ferrão e Natália Santana.

Em Pinheiros Elaine Trevisan, que além de comentarista também é narradora, fará a narração da estreia do Brasil e da final da Copa, com comentários da ex-jogadora Roseli de Belo, que fez parte da primeira geração de atletas convocadas pela Seleção Brasileira, em 1988.

Confira a lista de unidades que terão transmissão de jogos:

Avenida Paulista
Bom Retiro
Campinas
Campo Limpo
Catanduva
Consolação
Interlagos
Ipiranga
Itaquera
Jundiaí
Osasco
Parque Dom Pedro II
Pinheiros
Presidente Prudente
Pompeia
Registro
São Caetano
São José dos Campos
Sorocaba

No preparo para o jogo

Ao longo do ano você encontra oportunidades de participar de treinos seja para iniciação ou aperfeiçoamento da prática do futebol nas unidades do Sesc. São oferecidas diversas atividades para o público feminino.

E durante a Copa do Mundo de Futebol Feminino não podia ser diferente. Destacamos a programação do Ipiranga que terá treino com a participação de jogadoras das comunidades de Heliópolis e Vila Prudente além de aula aberta de Futsal Feminino.

E no interior, Catanduva terá aula aberta com ex-jogadora da Seleção Brasileira e professora Mônica de Paula e em Birigui vivência de futebol soçaite e Desafio do futebol


Seleção Feminina na preparação para a Copa do Mundo em Portimão, Portugal. Créditos: Assessoria / CBF

Bola rolando

As equipes da seleção brasileira feminina podem não ter o recorde de vitórias na Copa, mas estiveram em todas as edições ao lado de outras seleções que também participaram de todos mundiais até agora: Alemanha, Japão, Nigéria, Noruega, Suécia e Estados Unidos.

Pra você também entrar e se manter nas disputas, vão ter diversos jogos e treinos dedicados às mulheres. Confira alguns destaques: amistosos entre equipes de futebol feminino das comunidades de Heliópolis, na Vila Prudente, #minasquejogam no  Ipiranga, Treino Aberto com o Coletivo Jogue como uma Garota no Pinheiros, Futsal das Minas no Pq Dom Pedro, Copa do mundo de futebol feminino 2019 Com Narração Ao Vivo em Ribeirão Preto e Copa Feminina de Futsal em Sorocaba.

Colecione e aprenda

No Brasil, desde a Copa de 2011 são fabricados álbuns de figurinhas da Copa do Mundo de Futebol Feminino. Quem gosta de colecionar figurinhas não pode perder a oportunidade de ter seu exemplar desta que é a terceira edição. Além de aprender mais sobre as jogadoras também vai encontrar conteúdos sobre os estádios dos jogos, informações históricas e recordes sobre a Copa do Mundo.

A gente sabe que não tem como evitar as figurinhas repetidas, por isso, no Sesc Interlagos vai ter uma atividade para troca de figurinhas. É sua chance de encontrar a figurinha que falta para o seu álbum ficar completo! 


Algumas das figurinhas do álbum da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2019. 

 

Para aprofundar o aprendizado

Nada melhor do que ouvir quem entende do assunto. Entre jornalistas, comentaristas, narradoras, ex-jogadoras, escritoras e diversas mulheres que têm em seu trabalho contato com o futebol, a programação terá bate-papos para conhecer um pouco mais sobre a história do futebol feminino, a trajetória das atletas, os direitos das mulheres e diversos assuntos que só dá pra ter contato ouvindo relatos das experiências delas.

Entre as participantes nas atividades de diversas unidades destacamos algumas, como a ex-jogadora Dani Alves; autoras do livro "Meninas também jogam futebol" Nathália Servadio e Larissa Galatti; a Goleira do Santos Thaís Picarte; a ex-jogadora da seleção Mônica de Paula, a fundadora do site Projeto JogaMiga Nayara Perone. Já para a parte prática, terá um curso para formação de Goleiras.

Elas no apito e na técnica

A Copa do Mundo de Futebol Feminino contará com 27 árbitras e 48 bandeirinhas. Entre elas está a árbitra paranaense Edina Alves Batista e as auxiliares Neuza Back, de Santa Catarina e Tatiane Sacilotti, de São Paulo.

Seja em jogos femininos ou masculinos, elas estão cada vez mais presentes. Por isso, também vai ter programação que mostra que as mulheres também estão nas quadras apitando jogos e orientando tecnicamente as equipes. Em Interlagos você vai poder participar de treino com a treinadora Cris Souza, do Clube Atlético Taboão da Serra e bate-papo com a treinadora Sandra Santos, que é coordenadora técnica da base feminina no Santos Futebol Clube e do Projeto Meninas Em Campo.

Já no Ipiranga a recreação de futsal masculino terá a presença das mulheres na arbitragem e poderão aprender mais sobre regras e gestuais de cada intervenção feita no jogo na oficina prática de arbitragem, com orientação de árbitras oficiais com o jogo rolando.


Edina Alves Batista, Neuza Back e Tatiane Sacilotti formam equipe que irá representar o Brasil em 2019, na França.
Crédito: CBF

Além da bola

Para explorar o esporte de diferentes maneiras também vão ter atividades com variações do futebol, como mesabol também conhecido como Futmesa, que é um jogo disputado em uma mesa parecida com a de tênis de mesa (ou ping pong), mas com bola de futebol e toques com os pés;  Futebol Freestyle com a atleta Adriana de Oliveira e com as atletas Karine Duarte e Jaqueline; além de Mini jogos e Futebol de Mesa com Seleções Femininas.

A modalidade nas telas de pintura na Oficina de Caricatura de Futebol Feminino, na telona com a Mostra De Curtas Metragens e na tela digital nas atividades Copa do Mundo dos GamesFutebol feminino no mundo virtual.

--

Aproveite o clima deste Mundial Feminino e experimente jogar futebol ou incentive uma mulher a iniciar a prática. Agora é só fazer sua própria seleção da programação e partir para o ataque. Confira a programação completa clicando aqui.