Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A Wikipédia e a experiência de uma enciclopédia livre

O colaborador da Wikipédia Célio Costa Filho na unidade do Sesc em Guarulhos | Foto: Danny Abensur
O colaborador da Wikipédia Célio Costa Filho na unidade do Sesc em Guarulhos | Foto: Danny Abensur

Com mais de 1 milhão de artigos em português e quase 6 milhões em inglês, não é de hoje que a Wikipédia (nascida nos primeiros suspiros do século XXI) é o endereço recorrente de quem quer verificar informações sobre temas dos mais diferentes campos do conhecimento. Mas "a enciclopédia livre que todos podem editar", como se autoentitula, pode gerar também algum tipo de desconfiança quanto aos conteúdos que oferece – justamente pela maneira como é alimentada e mantida.

Para Célio Costa Filho, que já criou mais de 12 mil páginas na Wikipédia em português, dentre artigos e páginas de desambiguação e fez mais de 340 mil edições nos projetos Wikimedia (a fundação por trás de projetos colaborativos como a Wikipédia e o Wikcionário), essa eventual hesitação por parte de algumas pessoas pode ter origem, na verdade, "em um desconhecimento dos propósitos, das bases e das diretrizes do projeto".

 

 

Para entender melhor as particularidades e os desafios desse site colaborativo tão popular quanto inovador, a EOnline aproveitou uma visita prévia de Célio ao Sesc Guarulhos, onde dará uma palestra no dia 27 de junho, dentro da ação Tecnologias e Artes em Rede: Teconologias Livres, e gravou uma entrevista com ele (assista abaixo). Além de administrador na Wikipédia em português, Célio é co-fundador do grupo de usuários Wiki Movimento Brasil, trabalha como consultor em difusão científica num centro de pesquisa na USP chamado NeuroMat, é co-fundandor da OpenKnowledge Brasil e coordenador wiki do Creative Commons Brasil.

 

 

Além da palestra com Célio Costa Filho no dia 27 de junho, o Sesc Guarulhos oferece também uma palestra sobre a obra de arte na era das convergências digitais, com Giovanna Fontenelle, no dia 28, e maratonas de edição de verbetes na Wikipédia e de produção e edição de imagens para o Wikimedia Commons no final de semana que encerra o projeto Tecnologias e Artes em Rede: Tecnologias Livres.

 

ATUALIZAÇÃO (01/07/2019)

As maratonas conduzidas pelo Wiki Movimento Brasil junto ao público do Sesc Guarulhos, nos dias 29 e 30 de junho, produziram 34 novos verbetes na Wikipédia e melhoraram 108 outros já existentes relacioandos à cidade. Entre os novos verbetes adicionados, estão: Jucilene de LimaZoológico Municipal de GuarulhosSítio da CandinhaViaduto Cidade de GuarulhosLista de bens tombados pela Prefeitura Municipal de GuarulhosSesc GuarulhosCasarão José Maurício.