Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Rock fiel às origens

Digão, Canisso, Marquim e Caio completam neste ano duas décadas e meia do lançamento do primeiro álbuml. São mais de três milhões de discos vendidos e incontáveis shows. E para comemorar, vai ter turnê Raimundos nos quatro cantos do Brasil. Fred Castro, velho amigo da banda e baterista da formação original, também está junto nessa. Serão duas baterias no palco, imagina a sonzera?!

A primeira formação de Raimundos contava também com o vocalista Rodolfo Abrantes, que se dedica à música gospel desde 2001.

A turnê começou em janeiro na cidade de Belo Horizonte e estará no Sesc Birigui em julho, no Festival Pandemia Rock 2019. Os fãs podem esperar grandes sucessos como “Mulher de fases”, “A mais pedida”, “Eu quero ver o oco”, “Esporrei na manivela”, entre outras.

O vocalista Digão bateu um papo com o Sesc Birigui sobre a carreira, rock’n’roll e curiosidades da banda. Confere aí:

Eonline: A banda completa 25 anos de estrada! Fala para gente como foi toda essa trajetória! Altos e baixos, e próximos planos.
Eu posso dizer que foi e é uma estrada de muitas lutas e glórias, os baixos viraram aprendizados e há muitos altos ainda a serem alcançados! 

Eonline: Qual álbum mais marcou a carreira de vocês?
Não consigo escolher um só, todos tiveram sua relevância nesses 25 anos! 

Eonline: Quais são as cinco maiores referências para vocês no mundo do rock? Inspirações de Raimundos?
Ramones, AC/DC, Pantera, Dead Kennedys, Metallica. 

Eonline: Tem muito fã que diz que a música Puteiro Em João Pessoa (primeiro single do álbum Raimundos) é baseada na historia real de Rodolfo Abrantes ex-vocalista do Raimundos, é isso mesmo?
Sim, é a letra mais verídica sobre fatos que realmente aconteceram... 

Eonline: Na gravação do DVD acústico, o seu filho Ricardo participou tocando piano. Como foi essa sensação para o paizão Rodrigo?
Tive dois momentos muito fortes com meu filho Ricardo, o dia em que ele nasceu e esse dia da gravação do DVD, tremi nas bases literalmente! 

Não há emoção maior para um pai músico ter seu filho no palco mandando muito bem! Ele me superou! 

Eonline: Raimundos é umas das únicas (ou a única) banda do Brasil que conseguiu vender mais de cem mil cópias de forma independente? Um feito?!
Uma sorte! Kkkk Mas trabalhamos muito pra isso... 

Eonline: O que que já rolou de mais “esquisito” nesses quase trinta anos de show? Algum fã muito maluco?
Fomos tocar num festival na Espanha e tinha um artista que se chamava "Raimundo Amador", trocaram nossa ficha técnica com a dele e tivemos que refazer o nosso som na hora do show, um pesadelo por que estávamos sem nossa equipe completa e não falávamos espanhol o suficiente pra entender o que estava rolando, aí virou um apelido quando rola um problema, "tá rolando um Raimundo Amador" Rs

Eonline: Na opinião de vocês, qual o futuro das bandas de rock hoje no Brasil? Como vocês enxergam esse mercado atual?
O Rock sempre foi influenciado pelo que acontece lá fora, pra mim lá não tá rolando uma cena interessante e forte o suficiente como foi nos anos 90, mas as bandas aqui não podem deixar de acreditar que podem conseguir chegar lá, fé move montanhas e também esse mercado de cartas marcadas de hoje. Não há mal e música ruim que dure pra sempre! 

Eonline: Tem alguma banda agora da atualidade que vocês acreditam ser uma das promessas do rock para os próximos anos?
Não sou a melhor pessoa pra te dizer isso... Sou muito Old School! Pra me convencer tem que ser muito bom! 

Eonline: Falando agora da turnê, os fãs vão rever no palco alguns ex-integrantes? Como vai ser isso?
Temos a ilustre presença do nosso baterista original Fred Raimundo e que fez toda a diferença nessa Tour, tocamos o primeiro disco na integra e depois o Caio se junta ao Fred com duas baterias no palco, não é um show, é um espetáculo! 

Eonline: O que que a galera pode esperar dessa turnê?!
Muito Rock fiel às origens!!! O show será no dia 19 de julho, no Sesc Birigui!

 

Formação atual 

Digão - guitarra
Canisso - baixo e vocal de apoio 
Marquim - guitarra e vocal de apoio 
Caio - bateria e vocal de apoio 

Álbuns de estúdio

Raimundos (1994)
Lavô Tá Novo (1995)
Cesta Básica (1996)
Lapadas do Povo (1997)
Só no Forévis (1999)
Éramos 4 (2001)
Kavookavala (2002)
Cantigas de Roda (2014)

Álbuns ao vivo

MTV Ao Vivo (2000)
Roda Viva (2011)
Cantigas de Garagem (2014)
Raimundos Acústico (2017)

Serviço

O show será no dia 19 de julho, sexta, às 20h, na Quadra Poliesportiva do Sesc Birigui. Não recomendado para menores de 14 anos. A venda de ingressos online começa no dia 03 de julho, e presencial no dia 04. Valores entre R$ 9 e R 30 reais.