Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Curiosidades sobre a peça As Mil e Uma Noites

Cena da peça | Foto: Renato Mangolin
Cena da peça | Foto: Renato Mangolin

A Cia. Teatro Voador Não Identificado (RJ) apresenta uma versão contemporânea de "As Mil e Uma Noites", clássico da literatura mundial. Para entender melhor a peça, que está em cartaz de 3 a 14/7 no Sesc Avenida Paulista, selecionamos 7 curiosidades sobre ela:

1. O espetáculo é uma adaptação do livro “As mil e uma noites” e a companhia montou, na íntegra, o ramo sírio, que é composto por 33 histórias. A cada apresentação, o grupo conta uma história diferente que não volta a se repetir durante a temporada.

2. Para contemplar todas as histórias do livro, os dramaturgos Gabriela Giffoni e Luiz Antonio Ribeiro escreveram mais de 500 páginas de dramaturgia.

3. Esta é a segunda adaptação literária da companhia. Em 2014, adaptaram “O Processo”, de Franz Kafka, para os palcos. A cada dia, um ator diferente era convidado a interpretar o personagem principal, sem nunca ter ensaiado. Pela concepção da peça, o grupo foi indicado ao prêmio Shell na categoria inovação.

4. Devido ao tamanho da dramaturgia, os atores não decoram o texto (seria uma tarefa humanamente impossível). Por isso, foram criados diversos jogos nos quais o elenco “recebe” o texto durante a apresentação da atriz que interpreta Sherazade.

5. Além das histórias do livro, a peça apresenta relatos reais de refugiados árabes que vivem atualmente no Rio de Janeiro. Em forma de monólogos, as cenas discutem as consequências da Primavera Árabe e a diferença culturais entre Brasil e Oriente Médio.

6. As atrizes Adassa Martins, Clarisse Zarvos, Elsa Romero, Julia Bernat e Larissa Siqueira se revezam diariamente no papel da princesa Sherazade.

7. A trilha sonora do espetáculo é composta por Felipe Ventura e Gabriel Vaz (ambos membros da Banda Baleia) e não se repete. Para cada jogo cênico, há uma faixa diferente e a trilha se molda como um quebra-cabeça.

FICHA TÉCNICA
Concepção e Direção: Leandro Romano
Dramaturgia: Gabriela Giffoni e Luiz Antonio Ribeiro
Elenco: Adassa Martins, Bernardo Marinho, Clarisse Zarvos, Elsa Romero, Gabriel Vaz, João Rodrigo Ostrower, Julia Bernat, Larissa Siqueira, Pedro Henrique Müller e Romulo Galvão
Duração aproximada: 180 minutos

Outras programações

Teatro

Ói Nóis Aqui Traveiz - Um estudo das Ações Físicas de Meierhold a Grotowski

Ói Nóis Aqui Traveiz - Um estudo das Ações Físicas de Meierhold a Grotowski

SESC Bom Retiro

Saiba mais