Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Ancestralidade afro e seus saberes da natureza

Foto: Roberto Maty
Foto: Roberto Maty

Mocambo APNs Nzinga Afrobrasil é um coletivo do interior de São Paulo, que atua desde 2009 e já conquistou o Prêmio Ideias Criativas para o Mês da Consciência Negra e a Bolsa FUNARTE de Circulação Literária. "Para além dessa questão do reaproveitamento e da reciclagem a gente tinha que pensar na agregação de valor a esses produtos. Jogava-se muita coisa aqui na comunidade, aqui era um lugar onde se despejava as sobras urbanas", explica Ivonete, fundadora da ação.   

Localizada no bairro Jardim Cambuci, em Presidente Prudente, onde, até 2017, estava localizado o lixão do município. O Mocambo Nzinga faz vários trabalhos como oficinas com a reutilização de resíduos, artesanatos da cultura afro, consultoria em agroecologia e trabalhos fundamentados na educação não formal. O objetivo é difundir o conhecimento sobre afrocentricidade em vários aspectos que a compõem, seja a relação com o meio ambiente; questões sociais através da geração de renda e aproximação das culturas ancestrais.

Acompanhe no vídeo nossa visita ao Mocambo Nzinga Afrobrasil, que mostra um pouco do trabalho dessa ONG:

 

 

Para conhecer outros projetos inspiradores, que transformam a realidade ao seu redor, acompanhe o Ideias e Ações para um Novo Tempo; clique aqui.