Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Juventudes: Arte e Território

Espaço Juventudes no Sesc Guarulhos | Foto: Karla Priscila
Espaço Juventudes no Sesc Guarulhos | Foto: Karla Priscila

No dia 12 de agosto celebra-se o Dia Internacional da Juventude, instituído no ano de 1999 pela Assembleia Geral da ONU – Organização das Nações Unidas. A data surgiu com o objetivo de incentivar reflexões sobre questões pertinentes à juventude e, assim, contribuir para a melhoria da qualidade de vida de jovens em todo o mundo.

Neste sentido e com o intuito de ampliar os olhares e as discussões referentes às juventudes, considerando os diferentes contextos em que estão inseridos, territórios e a maneira com que se relacionam com eles, o Sesc São Paulo realiza o Juventudes: Arte e Território.

O objetivo principal é valorizar e dar visibilidade às produções artísticas de adolescentes e jovens, com idades entre 13 e 29 anos, por meio de apresentações, cursos, oficinas, rodas de conversa, exibições, vivências, intervenções, dentre outros.

Com o propósito de juntar as periferias e abrir espaços para que os jovens possam ouvir e falar sobre sua realidade ou pensamentos, o Slam Moinho Resiste se apresenta no Sesc Bom Retiro, no dia 8 de agosto. Everson Anderson, organizador do slam e frequentador do Programa Juventudes da unidade, deixou sua poesia quando foi conhecer o Espaço Juventudes do Sesc Guarulhos, veja só:

O Sesc Bauru e o Sesc Bertioga também trazem atividades de palco aberto, já o Sesc Santo Amaro oferece uma oficina de performance para os jovens se apresentarem em diversos espaços. O Sesc Campinas traz reflexões sobre a arte da tatuagem, símbolos, identidade, estigmas e preconceitos ligados à ela. O Sesc Ribeirão Preto convida os jovens para uma vivência de jongo e maracatu. E o Sesc Guarulhos traz um bate-papo com Emicida, Fofão da Comunidade Cultural Quilombaque, André do ComCom Pimentas e Dalmo César de Matos da Subsecretaria da Juventude.

Veja a programação completa aqui.