Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Por que as cadeiras do Teatro do Sesc Pompeia são um pouco... Duras?

A arquitetura do Teatro do Sesc Pompeia foi criado a partir de influência do Teatro Greco-romano
A arquitetura do Teatro do Sesc Pompeia foi criado a partir de influência do Teatro Greco-romano

Quando Lina Bo Bardi criou a arquitetura e o design do Teatro, a cadeira foi pensada para ser exatamente do modo como ela é, lembrando a todo o tempo que o público está a assistir um espetáculo.

“Os teatros greco-romanos não tinham estofados, eram de pedra, ao ar livre e os espectadores tomavam chuva, como hoje nos degraus dos estádios de futebol, que também não têm estofados. Os estofados aparecem nos teatros áulicos das cortes, no Setecentos [século XVIII] e continuam até hoje no conforto da sociedade de consumo. A cadeirinha de madeira do Teatro da Pompeia é apenas uma tentativa de devolver ao teatro seu atributo de ‘distanciar e envolver’ e não apenas sentar-se”, declarou a arquiteta Lina Bo Bardi. 

Na frase, fica evidente sua preocupação em fazer com que, nesse espaço, o público que assistisse ao espetáculo tivesse uma experiência semelhante à vivida no Teatro Grego, marcada por uma postura mais política e provocadora, e distante das vivenciadas em teatros criados numa sociedade do consumo, em que o entretenimento muitas vezes se sobrepõe ao pensar.

Neste vídeo, confira mais detalhes sobre o Teatro do Sesc Pompeia.

--

"Tijolo por Tijolo" é uma websérie do Sesc Pompeia. Semanalmente, no Facebook da unidade (fb.com/sescpompeia), você vai desbravar curiosidades sobre a história, a arquitetura e o processo de urbanização relacionados a ela. Desvende a trajetória do bairro da Pompeia, conheça a fábrica que funcionava no espaço antes de o Sesc ser aberto, descubra como foi a readequação e requalificação da área, entenda como diferentes traços do Brasil estão representados nos cantos da unidade e muito mais! São 15 episódios semanais com conteúdos exclusivos sobre a Cidadela da Liberdade.