Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Olé! O futebol feminino em destaque no Sesc Belenzinho

Em 2019, aconteceu a 8º Copa do Mundo de Futebol Feminino, que ficou marcada por ser a primeira edição transmitida pela TV aberta e pelo reforço na reivindicação de melhores condições para a categoria. O futebol feminino, que chegou a ser até mesmo proibido para mulheres de 1941 a 1979, atingiu uma visibilidade nunca antes vista.

Mas o que acontece depois de toda a exposição durante a Copa? O que já é feito e o que podemos fazer para que a situação do futebol feminino melhore?

Pensando em manter o futebol feminino em destaque e ampliar a sua visibilidade, o Sesc Belenzinho realiza pela primeira vez um projeto de futebol e futsal totalmente voltado para o público feminino. É o Olé!, idealizado com o objetivo de fomentar a prática da modalidade.

Com um histórico já importante de programações de futebol para mulheres (a unidade possui curso permanente de futsal feminino e recreação na sua programação regular), busca-se estimular a apropriação dos espaços.

O impacto que esperamos aqui é ter uma maior participação feminina nas atividades. É fazer com que elas ocupem espaços que são predominantemente masculinos”, afirma Jéssica Costa, educadora de atividades físicas e uma das responsáveis pela criação do Olé!.

Festival de Futsal Feminino, Julho de 2019. Foto: Junior Pacheco

Além de treinos e jogos, o projeto vai oferecer espaços de discussão, como palestras e bate-papos relacionados a aspectos técnicos da modalidade e da prática esportiva em geral. Serão abordados temas que estimulam a autonomia feminina no reconhecimento de seus direitos, capacidades e possibilidades. Com a disseminação destes conhecimentos, a ideia é construir uma rede de empoderamento por meio do esporte.

Veja as primeiras programações do Olé!: