Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

80 anos de Over the rainbow

Fonte: Reprodução
Fonte: Reprodução

A música é tão famosa quanto o filme que a projetou. Interpretada pela atriz Judy Garland (1922-1969), que deu vida à personagem mirim Dorothy, Over the rainbow colaborou para eternizar o filme infantil O mágico de Oz (The wizard of Oz), exibido pela primeira vez nos Estados Unidos em 12 de agosto de 1939. A música de Harold Arlen e Edgar Yipsel “Yip” Harburg é uma ode à esperança e já foi considerada pelo American Film Institute a melhor canção de filme (estadunidense) da história, além de ganhar em 1940 o Oscar de Melhor Canção Original. Prova dessa fama octogenária é a lista extensa de regravações; 32 delas encorpam esta terceira edição do Mais do Mesmo, que abre com a original de Judy Garland. 

Tem a famosa leitura havaiana de Israel Kamakawiwo’ole às das cantoras de jazz Ella Fitzgerald e Sarah Vaughan; das doses aveludadas de Frank Sinatra, Tony Bennett, Gregory Porter e Placido Domingo às dos populares e instrumentais de Franck Pourcel, André Rieu, Richard Clayderman e Kenny G; das dos regueiros do Cidade Negra e Jamaican Reggae Cuts às dos radiofônicos Michael Bolton e Ariana Grande. Tem suingue cubano com o Rei do Mambo Pérez Prado e o líder de orquestra Arsenio Rodrigues, mas sem deixar de passar pelo country de Willie Nelson e pelo soul de Aretha Franklin, Diana Ross and Supremes e Ray Charles. Mais do Mesmo leva o ouvinte para o fim de noite com o trompetista Chet Baker e entra em alfa com o guitarrista Jeff Beck. Tem ainda versões brasileiras: no idioma original, com Rita Lee e Celly Campello, em português com Nara Leão, e sem voz com os violonistas Los Indios Tabajara.

Depois de tanto arco-íris e com o peito inflado de tanta coragem, a seleção musical fecha com a atriz e cantora norte-americana Doris Day, morta aos 97 anos em maio passado, em revisão que celebra a matriz. Um clássico para todos os paladares.

--

Mais do mesmo

Um sucesso sem fronteiras e suas muitas versões são o tema desta playlist mensal que é uma espécie de estudo divertido sobre arranjos, estilos, sotaques e idiomas.

Você pode escolher onde escutar: a mesma playlist está disponível no Spotify e no Deezer: