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Cultura empreendedora na economia da longevidade

Foto: Thais Ferro
Foto: Thais Ferro

Artigo: Tássia Chiarelli

 

Resumo

O crescente aumento da população envelhecida evidencia a necessidade de fortalecer o empreendedorismo na agenda da economia da longevidade. Apesar de o empreendedorismo ter uma variedade de definições abordadas na literatura, neste artigo serão tratadas duas delas. Uma que se refere ao empreendedorismo enquanto criação de um negócio, e a outra que tem uma linha mais abrangente, levando em consideração o profissional que apresenta comportamento empreendedor em diferentes circunstâncias, incluindo também o intraempreendedorismo. Um dos principais desafios sobre o empreendedorismo em gerontologia é a compreensão do público idoso enquanto cliente e consumidor, devido à heterogeneidade existente. Neste artigo, serão trazidas algumas alterações que podem ocorrer ao longo do tempo e que influenciam esse entendimento. Paralelamente, serão oferecidas algumas pistas sobre como abordar esse público e gerar valor nas soluções desenvolvidas. Ao final, será discutida a importância do tema empreendedorismo na educação em gerontologia como uma estratégia de criação e fortalecimento de uma cultura empreendedora na área do envelhecimento.

Palavras-chave: empreendedorismo, gerontologia, economia da longevidade, consumidor idoso, educação.

 

Abstract

The growing aging population increase the necessity for strengthen the entrepreneurship in longevity economy agenda. Although the entrepreneurship concepts got variety in the literature, in this article it will be introduced two of them. The first one describes about the entrepreneurship as a business creating. The other one represents broader aspects, considering the professional with entrepreneurial behavior at different contexts, it also is including the intrapreneurship. One of the main challenges in gerontology entrepreneurship is the understanding older person as customer and consumer due to heterogeneity. In this article will be brought some changes up which influence this topic. In parallel, some clues will be offered on how approaching that target and generating value in solutions developed. In the end, it will be discussed the importance of entrepreneurship in gerontology education as a strategy for creating and strengthening an entrepreneurial culture at the aging area.

Keywords: entrepreneurship, gerontology, longevity economy, ageing consumer, education.

 

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