Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Cubo de Ensaio: Residência artística e marionetes no Sesc Belenzinho

Foto: Junior Pacheco
Foto: Junior Pacheco

E de repente nasceu um grande Cubo no Sesc Belenzinho!

Cubo de Ensaio é um projeto de residência artística de Cleber Laguna e Marcia Fernandes (Cia. Mevitevendo) e Juliana Notari, que relaciona o teatro de marionetes com os estudos sobre globalização e espaço geográfico do pesquisador brasileiro Milton Santos, além das questões de gênero e diversidade. 

O Milton Santos é uma grande inspiração. Transformar suas palavras e estudos em um lugar poético é um dos grandes desafios neste projeto”, disse Juliana Notari.

A proposta do Cubo é funcionar como um território aberto ao encontro, e dentro dele os três artistas montaram um ateliê onde o público pode acompanhar a construção de marionetes. Todo o processo é influenciado por este contato interpessoal, e o resultado pode ser observado nos espetáculos Pequenos Ensaios Sobre a Diferença - que têm a duração de três minutos e são apresentados nas janelas para uma pessoa por vez - e na performance Atravessia.

Os três artistas, que já possuíam bastante repertório na linguagem, se uniram em 2013 com o objetivo de discutir, experimentar e difundir a marionete contemporânea, vista como linguagem artística que transita entre as artes visuais, performáticas e cênicas. Há cerca de 1 ano, começaram a planejar o projeto.

Sobre os materiais utilizados nas marionetes, Cleber Laguna diz que “a ideia é misturar, trazendo elementos que já utilizamos e materiais naturais e alternativos, que muitas vezes seriam descartados. Utilizar elementos que já trazem uma história, um passado, ajuda bastante no processo de criação artística

Eles falaram um pouco sobre o projeto, que fica no Sesc Belenzinho até o dia 31 de agosto de 2019: 

>> Confira a programação aqui.