Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Primavera em Itaquera

Desabrocham as flores e as temperaturas sobem gradativamente. A  primavera é um símbolo de renovação e prosperidade. Para além dos fenômenos naturais, o termo é associado às efervescências políticas e culturais ao longo da história, desde a Primavera dos Povos, passando pela Primavera de Praga, e chegando recentemente na Primavera Árabe.

Esses múltiplos significados atribuídos a palavra inspiraram o projeto Primaveras Periféricas do Sesc Itaquera, que apresenta iniciativas que emergem nas margens tanto geográficas quanto socioeconômicas da nossa sociedade.

O evento chega a sua terceira edição com o tema (Re)existir na Cidade, que enfatiza o uso e ocupação do espaço público e o resgate de práticas sociais em ambientes urbanos.

Com oficinas, bate-papos, exposição, atividade esportiva e apresentações culturais, a programação pretende despertar reflexões sobre bem-estar humano, desenvolvimento socioambiental, ciência, políticas públicas, governança e fluxos e dinâmicas territoriais.

O Primaveras Periféricas acontece entre 6 e 15 de setembro, nas sextas, sábados e domingos. Durante sábados, a unidade receberá atividades noturnas e o horário de funcionamento será estendido para até às 21h. Mais de 50 atividades acontecem nesses seis dias, entre elas:

 

Moradigna
Foto: Divulgação

Mostra Primaveras Periféricas
Todos os dias do evento

A exposição reúne 20 iniciativas socioambientais que apresentam projetos, ativismos e insurgências que valorizam ações coletivas que transformam a realidade em seus territórios.  Um exemplo é a Moradigna (na foto acima), um negócio social criado na Zona Leste de São Paulo que oferece serviços de construção civil para moradores das periferias.

 

Karol Conka
Foto: Carlos Sales 

Karol Conka
15/9, domingo, às 15h

Da periferia de Curitiba para os palcos de todo o Brasil, a rapper apresenta o repertório do seu segundo álbum Ambulante, lançado no final do ano passado. Ao som das batidas do DJ Hadji, as letras refletem discurso social e feminista da cantora.

 


Foto: Divulgação 

Desafios de (Re)existência
6/9, sexta, às 10h30

Bate-papo sobre o viver nas cidades, considerando as questões de cultura, lazer, habitação e  meio ambiente. O escritor Ferréz (na foto acima), Matheus Cardoso (Moradigna) Gustavo Alexandre (APA do Carmo) e Karai Popygua (Aldeia Guarani do Jaraguá) irão debater a participação e o acesso a essas políticas públicas.

 

expedição ciclistica
Foto: Taba Benedicto

Expedição Ciclística
15/9, domingo, às 8h

Saindo das unidades do Sesc Paulista (Pedal Longo), Sesc Bom Retiro (Pedal Médio) e Sesc Belenzinho (Pedal Curto) com destino ao Sesc Itaquera,  a expedição ciclística terá a presença das jornalistas Fabiola Cidral, Renata Falzoni e da gestora do projeto Selim Cultural, Aline Os.  Após a pedalada, haverá um bate-papo sobre os desafios da mobilidade urbana.

>> Conheça a programação completa aqui.