Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A Corporeidade entre Limites

Vanessa Joda da atividade Yoga para Todos | Foto: Jéssica Chamma/Felipe Mariano
Vanessa Joda da atividade Yoga para Todos | Foto: Jéssica Chamma/Felipe Mariano

Na semana de 21 a 29 de setembro, acontece mais uma Semana Move e o Sesc Avenida Paulista traz como tema indagações e o debate sobre os limites do corpo e sua percepção de mobilidade, individual e coletiva. Nesse sentido, o texto a seguir é um convite à travessia entre a simbólica fronteira entre os corpos e as realidades em transformação, na dinâmica mensuração da força humana enquanto fonte motriz.

Nossas vivências sociais e culturais nos permitem muitas relações do termo “limite” e, geralmente, a palavra traz consigo a conotação impositiva sobre uma condição específica ou uma determinação física ou figurativa. Porém, o que poderia ser esse determinante? Até onde é possível chegar? Teríamos nos esgotado ao limite, desenhado segundo nossas percepções, por ora, irredutíveis? E se esse limite for um ponto dentre tantos outros pontos que ligamos à vida?

Antes de nos colocarmos como seres comportamentais, nos coloquemos como seres de multiplicidades resgatadas sob a proposição da existência corpórea em experiências contínuas. Um corpo em si e em contato com outros corpos, físico e ao mesmo tempo subjetivo. Assim, transpor o significado único de corpo como matéria e objeto à “corporeidade”, ou seja, distanciar o corpo como subproduto, retirando-o do âmbito especificamente funcional e mecânico para um corpo autônomo, aberto a novos conhecimentos.

Da intensidade a intencionalidade: cada intensidade quer a si mesma, intenciona-se a si mesma, volta-se sobre seus próprios rastros, repete-se e imita-se através de todas as outras. É o movimento do sentido” (Deleuze)

Poderíamos trazer aqui uma possibilidade de expansão do limite corpo e mente?

Muitos fluxos nos conduzem às “fenomenologias do corpo”, o sentir em seu contexto mais íntimo e, até mesmo, em seu aspecto mais explícito, em estado de preservação, e, ao mesmo tempo, instintivo e predatório. Um corpo que busca equilíbrio e que, para isso, caminha sempre entre os extremos. O corpo, uma estrutura física tão complexa, por vezes negligenciado e diluído, possui a sua natureza individual que se torna parte de um coletivo através das trocas em conjunto com a primazia do bem viver.

O ser vivo necessita e deseja antes de mais nada e acima de todas as coisas dar liberdade de ação à sua força, ao seu potencial. A própria vida é vontade de potência.” (Nietzsche)

Intrépida, essa estrutura física complexa também se expande, sempre transgredindo os processos de dores e conservação. No cerne, a “vontade de potência” determinando a reconstrução do corpo que está em constante movimento, em um tempo não linear, mas sob forças que podem ser mensuráveis e que impulsionam, para além do mundo material, para o mundo inteligível.  O elo corpo, desejo e realização torna-se um organismo dedicado à construção de histórias e suas respectivas memórias que compõem as diversas realidades.

Laís Souza, Tiffany Abreu, Flávio Canto, Rafaela Silva, Lara Schuller, Letícia Santos, Alexandre Hideki Kavazoi, Vanessa Joda e Márcio Valério vêm ao Sesc Avenida Paulista e continuam este debate sobre os aspectos dos limites do corpo, cada qual com suas histórias e memórias de vida que perpassam pelo esporte e o tema da superação.

LEITURAS PARA FILOSOFAR:

- “Uma Fenomenologia do Corpo”, Terezinha Petrucia da Nobrega
- “Além do Bem e do Mal”, Friedrich Nietzsche
- “Lógica dos Sentidos”, Gilles Deleuze
 

CONHEÇA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SESC AVENIDA PAULISTA:


Judô com Rafaela Silva e Flávio Canto
21/9. Sábado, 13h
 

Diferentes Maneiras de Jogar: Tênis de Mesa
21/9. Sábado, 15h às 17h30



Ballet de Cegos
Atividade com audiodescrição
21/9. Sábado, 19h


Meditação para Atletas com Márcio Valério
22 e 29/9. Domingos, 10h10 às 11h


Bate-Papo | Corpo Sem Limites Com Laís Souza
22/9. Domingo, 17h às 18h


Arena Paralímpica
22/9. Domingo, 13h30 às 17h.
24 a 28/9. Terça a sábado, 10h30 às 20h


Yoga para Todos com Vanessa Joda
24 a 27/9. Terça e quinta, 10h, 13h e 18h30. Quarta, 9h e 20h30. Sexta 9h e 13h



Diferentes Maneiras de Jogar: Futebol
Com Letícia Santos e Lara Schuller
28/9. Sábado, 13h30 às 20h


Festival de Tênis de Mesa com Alexandre Hideki Kavazoi
29/9. Domingo, 13h30 às 17h



Bate-Papo | Corpo Sem Limites com Tifanny Abreu
29/9. Domingo, 17h30 às 18h30

Outras programações