Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Aos 30, nova edição da Mostra de Arte da Juventude abre em Ribeirão

Obra
Obra "Cor de pele" (2017), de Ana Hortides | Foto: Isabella Matheus

De 3 de outubro de 2019 a 26 de janeiro de 2020, o público poderá conhecer as obras de 17 jovens artistas brasileiros selecionados para a edição que comemora 30 anos da Mostra de Arte da Juventude – MAJ, realizada pelo Sesc São Paulo na unidade de Ribeirão Preto desde 1989

A partir das inscrições, no início do ano, de artistas de até 30 anos, de quatro das cinco regiões do país, a comissão de seleção e premiação desta MAJ, composta por Ana Roman, Juliana Okuda Campaneli e Marcelo Amorim, escolheu obras de 13 artistas inscritos individualmente e duas duplas. São trabalhos realizados a partir de formatos distintos, como a pintura, a escultura, a gravura, o vídeo, a fotografia e a performance.

"Não partimos, nessa curadoria, de um tema a priori definido, mas da análise das poéticas que ressoam nos trabalhos", explicam Ana Roman e Marcelo Amorim, curadores da exposição. "A seleção também passa por analisar a maturidade e a potencialidade de tais artistas jovens que, ainda em início de carreira, apresentam trabalhos complexos, em termos de forma e de conteúdo, e múltiplos".

 




             

No topo, "Eles não existem mais" (2018), de Heloisa F. Pajtak (Alaska); à esquerda, "Wake me up when we get there" (2019), de Julia Pereira; à direita, "Seiza" (2017), de Daniel Higa | Fotos: Isabella Matheus


A cidade de Ribeirão Preto, localizada na região noroeste do estado de São Paulo, a cerca de 315 km da capital, é rica em espaços dedicados às artes visuais. Além das programações e cursos da unidade do Sesc voltadas a esse campo, o público conta também com o MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto), o Instituto Figueiredo Ferraz, galerias e espaços independentes.

Às 20h do dia 3 de outubro de 2019, abre ao público a presente edição da Mostra de Arte da Juventude na sala de exposições do Sesc Ribeirão Preto. Às 20h30, no mesmo espaço, acontece ao vivo a performance 360°, obra do duo Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda. (Antonio Amador e Jandir dos Santos), selecionada para a exposição. A mostra apresenta também trabalhos de Ana Hortides, Carolina Marostica, Catarina Sabino, Daniel Higa, Fábio Menino, Heloisa F. Pajtak (Alaska), Ilê Sartuzi, Julia Pereira, Lucas Naganuma, Matheus Souza, Rodrigo Arruda, Talles Lopes, Tangerina Bruno (Letícia e Cirillo Tangerina Bruno) e Vicente Lima.
 

Mostra de Arte da Juventude
Abertura: 3 de outubro de 2019, às 20h
Visitação: 4 de outubro de 2019 a 26 de janeiro de 2020
Horário: Terça a sexta, das 13h às 21h30 e sábados, domingos e feriados das 9h30 às 18h
Sesc Ribeirão Preto

Agendamento de visitas para grupos pelo e-mail agendamento@ribeirao.sescsp.org.br