Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Onde o movimento pode te levar?

De 21 a 29 de Setembro, o Sesc 24 de Maio recebe a 7ª edição da Semana Move, com diversas atividades para promover o bem-estar por meio da prática de atividades físicas e esportivas

O ser humano, desde os primórdios, corre, caminha, salta, escala e nada - movimentos naturais para sobrevivência da espécie. Mas quantos de nós ainda colocamos isso em prática?

Em setembro, o Sesc São Paulo recebe a 7ª edição da Semana Move, ação integrada entre Brasil, demais países da América Latina e Europa, que, no período de 21 a 29 de Setembro, busca fortalecer ainda mais a descoberta do prazer em atividades físicas e esportivas. A temática geral da Semana Move é “Esporte para todos”, e o Sesc 24 de Maio em suas atividades foca no tema “A evolução do movimento humano”.

A programação da unidade do centro de São Paulo, estimula o público a repensar os movimentos humanos naturais e sua evolução. As atividades foram pensadas para dar referências às ações com as modalidades: movimentos a pé, na água, com as mãos e sobre rodas. Confira alguns destaques:

Treino gaia
Bike na água
Corrida Ancestral
Pedalada Poética
Movimento Natural nas Pirâmides de Bambu

Confira todas as atividades da Semana Move do Sesc 24 de Maio clicando aqui.

(Foto: Javiera Silva Abalos)

Quais os benefícios da prática regular de atividade física?

Movimentar o corpo é essencial para prepará-lo para a rotina, seja ela de trabalho, de lazer ou mesmo para a saúde.

Nos primeiros jogos olímpicos da Grécia Antiga, em 776 a.C, os participantes das modalidades, de forma indireta, melhoravam o condicionamento físico e técnico para exercerem tarefas do dia a dia, que envolviam o combate corporal. A modalidade da ginástica chamada cavalo com alças, por exemplo, ajudava os praticantes a melhorarem a técnica de cavalgar.

Muita coisa mudou desde aquela época e não é preciso ser um atleta olímpico para obter benefícios por meio da atividade física, entre eles o prazer que a prática proporciona. Com apenas 30 minutos diários de exercício físico o corpo já recebe diversos estímulos positivos, como a melhora da circulação sanguínea e o fortalecimento do sistema imunológico.