Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Céu para ouvir

Céu compôs as músicas do novo álbum durante a gravidez de seu segundo filho. | Foto: Marcos Costa
Céu compôs as músicas do novo álbum durante a gravidez de seu segundo filho. | Foto: Marcos Costa

Neste sábado, 21 de setembro, a partir das 20h, o Sesc São Paulo transmite diretamente do teatro do Sesc Guarulhos o show de lançamento do disco APKÁ!, da cantora e compositora paulistana Céu. A transmissão somente em áudio contará com a apresentação e entrevistas do jornalista Ricardo Alexandre.

Ainda em sua fase beta, a transmissão sonora de shows realizados em unidades do Sesc São Paulo é uma experiência digital de ampliação do acesso a programações culturais. Semelhante à lógica das rádios até os anos 1990 (pré-internet e on demand), o conteúdo dessas transmissões não é disponibilizado posteriormente na rede: o público poderá ouvir o show somente durante sua realização, ao vivo, por meio da página sescsp.org.br/musicaaovivo. Em 2019 foram transmitidas as apresentações de Ana Cañas (Sesc Jundiaí), Moacyr Luz & Samba do Trabalhador (Sesc Avenida Paulista), Carne Doce (Sesc Santo Amaro), Devotos (Sesc 24 de Maio) e Rashid (Sesc Santos).

A turnê de lançamento do disco APKÁ! começa nesta quinta (19/09) e sexta (20/09) no Sesc Pompeia, já com ingressos esgotados, estendendo-se no sábado (21/09) e domingo (22/09) no Sesc Guarulhos; e no dia 5 de outubro no Sesc Jundiaí.

Além do repertório inédito de seu novo trabalho, o show deve incluir composições de outros quatros títulos, “Céu” (2005), “Vagarosa” (2009), “Caravana sereia bloom” (2012) e “Tropix” (2016).

Para abrir a transmissão deste sábado foi convidado o jornalista Ricardo Alexandre. Especializado em música pop e com longa trajetória em importantes veículos de comunicação (Estado de S. Paulo, Revista Bizz, Revista Época, Carta Capital, Trip, etc.), é autor dos livros “Dias de luta: o rock e o Brasil dos anos 80” (2002), “Nem vem que não tem: a vida e o veneno de Wilson Simonal” (2010 - Prêmio Jabuti na categoria Melhor Biografia), “Cheguei bem a tempo de ver o palco desabar” (2013), “Tudo é música” (2018) e “Nem tudo é música (2018).

sobre o disco

Lançado no dia 13 de setembro, APKÁ! reúne onze faixas inéditas, nove autorais (com ou sem parceiros) e duas encomendadas, uma para Caetano Veloso e outra para Dinho, vocalista e guitarrista da banda Boogarins. APKÁ! é uma expressão de Antonino, segundo filho de Céu. Em seu perfil no Instagram, a artista justificou o nome de batismo:

“Desde que meu bebê Antonino começou a balbuciar suas primeiras palavras, uma se sobressaiu imediatamente. Não só pelas incontáveis repetições mas, por notar que a ela estava atrelado um sentimento bom: soneca tirada, barriga cheia + sorriso maroto era APKÁ!. Assim, um grito. Em tempos de contrastes, sombra e luz, deixo registrado aqui esse singelo grito pessoal de uma porção de amor, que se sucedeu incessantemente aqui em casa e ressignificou, algumas vezes, o mais sombrio estado de espírito. Devaneios a parte, aqui estou novamente... com vocês, APKÁ!”.

Participaram da gravação do disco o tecladista e coprodutor francês Hervé Salters, o baixista Lucas Martins, o baterista e coprodutor Pupillo (companheiro e pai de Antonino) e o guitarrista Pedro Sá; participações especiais do cantor congolês Leonardo Matumona em “Off (sad siri)”, do guitarrista Marc Ribot em “Forçar o verão” e “Make sure your head is above” (Dinho), do cantor Seu Jorge em “Pardo” (Caetano Veloso) e do duo brasileiro de música eletrônica Tropkillaz em “Eye contact”.

APKÁ! está disponível em plataformas de streaming de música, como Spotify, Deezer, iTunes e Youtube.               

--

Serviço da transmissão
sábado, 21 de setembro, 20h
sescsp.org.br/musicaaovivo