Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Projeto de saúde bucal chega mais uma vez a crianças da rede municipal de Catanduva

Palestra sobre saúde bucal nas escolas da rede municipal de Catanduva
Palestra sobre saúde bucal nas escolas da rede municipal de Catanduva

O sorriso de uma criança pode ser inspirador, amenizar os problemas e deixar a vida mais alegre. Esse simples ato de sorrir, que pode ser tão transformador, gera uma preocupação: nossas crianças têm um sorriso saudável? 

Dados de 2012 do Ministério da Saúde mostram que aos 5 anos de idade apenas 47% das crianças brasileiras estão livres de cárie na dentição de leite e, aos 12 anos, 44% das crianças apresentam essa mesma condição na dentição permanente.  Desde 2017, o Sesc Catanduva realiza o programa Sorriso é Coisa Séria, uma ação educativa de sensibilização para a importância dos cuidados com a saúde bucal, além da promoção da saúde e qualidade de vida para crianças de 6 a 11 anos. Neste ano, o projeto, que tem parceria da Secretaria de Saúde de Catanduva, acontece de 3 a 26 de setembro, com previsão de atendimento de 1.060 mil crianças com ações educativas e culturais. A ação vai passar por três escolas municipais: EMEF Profª Maria Aparecida Colturato Fernandes, EMEF Profº Gastão Silveira, EMEF Profº Graciema Ramos da Silva.

A circulação pelas escolas prevê a apresentação do espetáculo teatral "Cuidado com a Cuca", com a Cia. Apocalíptica, e ações de orientação sobre saúde bucal e de escovação conduzidas por dentistas. “Pretendemos, de uma maneira lúdica, informar sobre a importância da escovação para a prevenção de cáries. Cárie é uma doença e as crianças podem aprender a preveni-la. É preciso atentar-se que se a boca não está saudável o resto do corpo também não está saudável. Uma boca saudável gera um organismo saudável. Ações como essa podem gerar hábitos de higiene muito importantes para toda a vida”, afirma Dra.Luciane Pellizzon Farão, coordenadora de odontologia do Sesc Catanduva.

A programação conta com atividades diárias, alternadas entre os períodos da manhã e da tarde. Na apresentação teatral, quando a floresta começou a ser derrubada e o “moderno” começou a ocupar todos os espaços alguns seres do folclore se mantiveram em suas raízes outros abraçaram o novo e mudaram totalmente seu jeito de viver, a Cuca foi uma delas e quando ela começa a desenvolver algumas doenças bucais (por conta da sua nova alimentação) sua magia fica completamente descontrolada e acaba modificando toda a estrutura da floresta. “O teatro aproxima o tema da importância da escovação e da alimentação saudável para o universo das crianças. Elas se identificam com personagens e aventuras”, conta Dra.Luciane.

Além do teatro e das orientações em sala, acontece a entrega de escovas para todas as crianças, seguida de escovação supervisionada, ação encabeçada por dentistas da Secretaria Municipal de Saúde. “Algumas crianças não têm nem escova, outras a dividem com os familiares. Por isso a entrega da escova torna-se fundamental. Além de levar a escova para casa, ou deixar na escola para utilizar após o lanche, as crianças levam a informação sobre a importância da higiene bucal e da alimentação saudável, ampliando a ação para os membros da família, se tornando um multiplicador desse conhecimento”, explica Luciane.

Por fim, um material educativo é entregue para professores e crianças. O material para o educador é um guia com orientações gerais sobre saúde bucal e sugere atividades pedagógicas que ele pode conduzir com os alunos. No material fornecido às crianças, o conteúdo é o mesmo, mas traz uma linguagem apropriada para a faixa etária. Com essas ações, o Sorriso é Coisa Séria pretende contribuir para mais e mais sorrisos bonitos e saudáveis. “É uma importante iniciativa. Todo o conhecimento lúdico e didático refletirá em boas práticas. As crianças precisam de apoio para aprender a cuidar bem dos próprios dentes, a fazer uma boa higiene bucal. Isso trará benefícios para o resto da vida dos pequenos”, afirma Dr. Sylvio José Bicudo Gonçalves, cirurgião-dentista da Secretaria Municipal de Saúde.

Fotos relacionadas