Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Modelódromo do Ibirapuera

Foi na Páscoa de 1967 que a capital paulista ganhou o primeiro espaço sul-americano para aeromodelismo – arte de planejar e fazer miniaturas de aeronaves com fim esportivo ou de recreação. Aliás, o espaço foi inaugurado depois de uma derrota do Brasil para a Argentina. Como assim?

Segundo o jornalista Marcelo Duarte, autor da série de livros O Guia dos Curiosos, a construção do Modelódromo veio logo depois do Campeonato Sul-Americano de Aeromodelismo de 1966, realizado na Argentina. Dado o péssimo desempenho do Brasil na ocasião, Wálter Nutini, o mais destacado modelista da época, reivindicou ao então prefeito de São Paulo, Brigadeiro Faria Lima, que a cidade abrigasse um centro de treinamento para a modalidade. E assim foi feito.

Hoje, o Modelódromo do Ibirapuera reúne tanto os aficionados por aviões em miniatura, como também praticantes do automodelismo (automóveis em miniatura), ferromodelismo (modelos de transporte ferroviário), nautimodelismo (veleiros, transatlânticos, barcos e navios) e ainda aqueles interessados em plastimodelismo (construção de miniaturas exclusivamente estáticas).

Para todas as idades

O Centro Desportivo e de Lazer Modelódromo do Ibirapuera é aberto para quem deseja passear com seu cachorro, promove atividades esportivas e feiras de orgânicos. Uma área de aproximadamente 23 mil metros quadrados que se tornou espaço de lazer para turistas e visitantes. Por isso, passados 52 anos, é também mantido por recordações de frequentadores. Pais e filhos que já fizeram “piruetas no céu” e “manobras na terra”. Histórias que atraem jovens famílias para compor, quem sabe, outras lembranças.
 

Serviço:

Clube Esportivo e de Lazer

Modelódromo do Ibirapuera

Local: Rua Curitiba, 290/292, Paraíso,

São Paulo – SP, próximo ao Parque Ibirapuera

Visitação: Diariamente, das 7h às 19h

Informações: (11) 3051-2151

Entrada gratuita

 

revistae | instagram