Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Nossas escolhas alimentares

Comer é um ato fundamental da manutenção da vida, mas que envolve, para muito além das necessidades vitais e fisiológicas, escolhas pautadas em aspectos culturais e sociais. Começa com o que se decide plantar e cultivar, passando pelo modo como é preparado e, finalmente, como é servido e apreciado.

A alimentação é, portanto, um elemento fundamental para se compreender um povo. Há um crescente movimento da sociedade para valorizar os saberes ancestrais, recuperar tradições culinárias e reintroduzir produtos locais, rompendo a monotonia alimentar que se apresenta na contemporaneidade, especialmente nos centros urbanos. Mas quais são os fatores que influenciam nossas escolhas? Essa pergunta norteou reportagem desta edição da Revista E.

A revista traz também Entrevista com o escritor Valter Hugo Mãe, que esteve no Brasil para acompanhar a montagem de A Desumanização, obra adaptada para o teatro e apresentada no Sesc Santana. Na Gráfica, o legado do urbanista Jorge Wilheim. Em Depoimento, o artista italiano Michelangelo Pistoletto fala sobre a relação entre responsabilidade e liberdade. E, na seção Inéditos, conto da escritora Silvana Salerno. Boa leitura!

Danilo Santos de Miranda

Diretor do Sesc São Paulo

revistae | instagram